Hoje o EmpreenderSaúde chegou à Califórnia com o Brazilian Healthcare Trek. Estaremos durante a semana na Health 2.0 Conference aqui no Vale do Silício e, claro, aproveitaremos o tempo para visitar grandes nomes do empreendedorismo e inovação em saúde.

Para isso, trouxe um pouco de informação sobre cada empresa que visitaremos.

Venrock

A Venturerock é uma das pioneiras em negócios de venture capital e ajuda empreendedores com o conhecimento, os contatos e o know-how que possuem, fazendo investimentos em negócios que acreditam. A empresa, por exemplo, liderou a primeira rodada de investimentos da Apple, garantindo um lugar no quadro da empresa por mais de 20 anos.

Venrock é um composto de “Venture” e “Rockfeller”, foi formada em 1969 por Laurance Rockefeller e outros membros da família para suprir as necessidades de investimento da família Rockfeller e tem escritórios em Palo Alto, New York City, Cambridge, Massachusetts e Israel.

Por muitos anos, a Venrock funcionou como uma empresa familiar, mas no meio dos anos 90, eles começaram a levantar dinheiro de parceiros externos, que agora são a maioria dos investidores da empresa. No ano passado, eles levantaram o quinto financiamento para investimentos posteriores, somando mais de $600 milhões com foco em ciências da vida e em mídia digital.

O fundo de Venture Capital é um dos mais conhecidos e tradicionais e tem tido sucesso com algumas empresas de saúde, como, por exemplo, a Athenahealth, um provedor de serviços de nuvem para EHR, gestão de consultórios e coordenação de cuidados. Outro exemplo de investimento em saúde da empresa é a Doctor on demand, empresa que proporciona a facilidade de um atendimento médico – em situações não emergenciais – por meio do computador.

Drchrono

Os fundadores da Drchrono são Michael Nusimow, atual CEO da empresa e com formação em  engenharia de software e Daniel Kivatinos, atual COO e também com background na engenharia de software.

A Drchrono provê uma plataforma integrada de registro eletrônico de saúde (EHR) que conecta médicos, pacientes e dados de saúde. A empresa possui uma versão de cloud e uma de web para o acesso aos dados, com foco em iPad, aplicativos de iPhone e ainda é a primeira empresa do tipo a incluir o GoogleGlass.

Segundo a própria empresa, a ideia é oferecer uma solução única que reúna diversas ferramentas, sendo assim, uma maneira de reduzir custos, tempo, criar uma melhor comunicação com os pacientes e ser mais eficiente.

Dentre seus investidores, podemos citar duas rodadas milionárias. A primeira foi um seed funding com participação de Milner, General Catalyst, Charles River Ventures, 500 Startups, Paul Buchheit, Cutts, e the Start Fund. Já a segunda foi de  $2.8 milhões em um investimendo liderado por Yuri Milner. O último investimento foi de 2.69 milhões e inclui investidores como Runa Capital, Maxfield Capital, FundersClub, Bruno Bowden, Silicon Valley Bank e Box Inc.

Kaiser Permanente

A Kaiser Permanente é um consórcio de cuidado integrado, baseado em Oakland, na Califórnia, e fundada em 1945 por Henry J. Kaiser e pelo médico Sidney Garfield. A empresa tem três grupos de entidades: a Kaiser Foundation Health Plan, a Kaiser Foundation Hospitals e a autônoma Permanente Medical Groups. Dentre suas atividades, ainda possuem a Kaiser Permanente Ventures, que realiza investimentos em empresas de saúde promissoras.

Eles possuem cerca de 9.3 milhões de membros em seu plano de saúde, 167.300 funcionário e quase 15 mil médicos.

A empresa tem sido alvo de holofotes graças aos seus constantes investimentos em inovação, seja em produtos ou procedimentos. Recentemente, mostrou esforços em passar do modelo de cobrança Fee-for-Service para o modelo Fee-for-Value e é constantemente classificada entre as 10 empresas mais inovadores do mercado de saúde.

Stanford Biodesign

A missão do programa de Fellowship é treinar estudantes sobre o processo de biodesign: uma abordagem sistemática para encontrar necessidades, inventar e implementar novas tecnologias biomédicas. Os componentes principais do programa incluem Biodesign Innovation Fellowships; aulas de inovação em medtech; mentoria de estudantes e da faculdade em processos de transferência tecnológica; serviços de carreira para estudantes interessados na área e eventos educacionais abertos à comunidade.

O programa também trabalha próximo ao Stanford Office of Technology and Licensing and Spectrum, do Stanford Center for Clinical and Translational Education and Research para contribuir com a aceleração da implementação de novos produtos. Participam estudantes de mais de 40 departamentos das escolas de Negócios, Engenharia, Humanidades & Ciências, Direito e Medicina.

Adittaz

Foi fundada por Deepak Aatresh, um empreendedor com background em produção de chips de silicone. Esta tecnologia foi trazida para a arquitetura e é usada em construção de instituições de saúde, educação e outros projetos inovadores. Suas construções são consideradas extremamente inovadores e com capacidade de tornar o ar dentro do espaço 10 mil vezes mais limpo que o ar de uma sala de operação convencional.

A Adittaz desenha e entrega facilidades que integram novo design e tecnologia. A empresa traz especialistas e inovações de design semicondutor, matemática aplicada, ciências da computação, arquitetura, engenharia de sistemas e de estruturas, operações e planejamento.

Eles já criaram ferramentas e tecnologias que aumentam a velocidade, a flexibilidade e a qualidade de construções.

A empresa foi investida pelo Artiman Ventures, um fundo de investimento em estágio inicial com base no Vale do Silício.

Rock Health

Os fundadores da empresa foram Halle Tecco e seu colega de classe Nate Gross. Ambos frequentaram a Harvard Business School e fundaram a empresa em 2010, depois de Halle perceber, enquanto trabalhava na Apple, que os produtos desenvolvidos para saúde não eram tão criativos e robustos quando os dos outros setores. Ela viu um espaço no mercado e decidiu investir neste setor.

A Rock Health é um serviço de seed fund focado em saúde. Eles têm um programa de aceleração que já contou com cases como Doctor on Demand e Omada Health e, além disso, divulgam estudos de mercado com o objetivo de educar empreendedores da área.

A qualidade da aceleradora é atestada pelo peso de seus parceiros, nomes como GE, UnitedHealth Group, Abbott e Delloite.

Eles trabalham como uma instituição sem fins lucrativos com missão de educar e apoiar inovadores do cenário de saúde. Este caráter permite que a empresa trabalhe com diversos hospitais como UCSF, Kaiser Permanente e Mayo Clinic e consiga validar muitos de seus projetos, tornando-se uma das aceleradoras mais inovadoras e bem sucedidas em saúde. Já os fundos que a RockHealth tem como parceiros são Mohr Davidow Ventures, KPCB e Montreux Equity Partners.

My Fitness Pal

MyFitnessPal é um aplicativo contador de calorias e monitor de atividades físicas e foi lançado por Mike Lee, após uma motivação pessoal do fundador: Ele e sua atual esposa estavam às vésperas do casamento e queriam emagrecer e, ao procurar ajuda especializada, foram recomendados que contassem calorias do que comiam. Mike procurou opções digitais e, não satisfeito com o resultado da busca, decidiu criar um app que fosse de uso prático para ser incluído na rotina do casal. No ano passado, o MyFitnessPal adquiriu a Sessions, startup acelerada pela Rock Health.

Neste ano, o foco da empresa é crescimento e o Brasil é uma das escolhas de expansão do MyFitnessPal, com representação de Tina Louise. Houve meses com crescimento de mais de 1000% na empresa, mostrando a rápida disseminação da ideia. Mais de 65 milhões de pessoas já baixaram o aplicativo, sendo um grande nome entre as soluções de fitness e wellness.

No ano passado, os investidores por trás do Google e da Amazon investiram $18 milhões no MyFitnessPal, tornando este um dos grandes investimentos no setor e colocando a empresa no patamar das grandes do setor de saúde digital.

Omada Health

A Omada Health é uma startup de saúde que provê um programa de prevenção online a diabetes e obesidade. A empresa traz um time interdisciplinar de tecnologia, empreendedorismo e corpo clínico de empresas como Google, Amazon, IDEO, Harvard, Stanford e Columbia.

Ela foi fundada por Sean Duffy, atual CEO da empresa, Cameron Sepah, Andrew DiMichele e Adrian James

O programa inicial da empresa é um mix de engajamento por tecnologia web e ciência comportamental. Na prática, a empresa seleciona pessoas com pré-diabetes e as junta, por algoritmos, em grupos de 12 pessoas.

Em série B, a empresa levantou $23 milhões de investimento em um round liderado por Andreesen Horowitz com participação da Kaiser Permanente Ventures e outros investidores como U.S. Venture Partners and The Vertical Group.

 

 Tiatros

A empresa conecta corpo clínico e equipes de pesquisa, pacientes e familiares usando ferramentas pautadas nos ideais de redes sociais com interfaces inspiradas nos modelos que já costumamos usar. Todo mundo tem acesso a todo o conteúdo (comunicação, registros médicos, arquivos especializados) de forma confiável e segura, em tempo real.

O foco da empresa é diminuir os atrasos gerais por um fluxo de trabalho falho que envolve papeis e documentação desnecessária, melhorando a segurança e o acesso.

Os fundadores são Kimberlie Cerrone, atual CEO e por Joydip Homchowdhury, atual CPO, ambos com experiências diversas de mundo empreendedor, corporativo e de tecnologia. A empresa foi dundada em janeiro de 2010

Scanadu

Scanadu é uma empresa cujo principal produto é o Scanadu Scout, um device acompanhado de aplicativo que possui sensores para medição de sinais do corpo e realização de consultas sobre determinada condição médica. Ele possibilita a realização de diagnósticos simples, mostrando a conduta a ser tomada. Há, ainda, a possibilidade de compartilhar a informação obtida com outro responsável ou com o médico.

A startup foi fundada por Walter De Brouwer, um empreendedor belga em atividade nos Estados Unidos, em 2011 e agora estão no Nasa Ames Research Center, em Mountain View para ajudar no crescimento da empresa.

Em 2012, a empresa lançou uma campanha no site de crowdfunding Indiegogo e levantou mais de $1.66 milhão com 8.800 apoiadores.

HealthCrowd

A empresa foi lançada em 2011 com a missão de atender populações pouco servidas. Eles trouxeram várias inovações para o mercado e estão focando em engajamento de pacientes. O produto principal é uma plataforma de engajamento para consumidor final, baseada na abordagem triple aim de qualidade, melhoria clínica e redução de custos para os consumidores.

Neng Bing Doh, co-fundadora e atual CEO, é pioneira na área de mensagens de celular para saúde, com interesse especial em populações de difícil acesso. Com Bern Shen, fundou a HealthCrowd para aplicar técnicas de mudanças comportamentais à indústria da saúde. Já Bern Shen, Chief Medical Officer, tem um vasto background em assistência e, ao mudar para os negócios, já atuou como fundador, advisor e investidor em diversas startups de TI em saúde.

Dentre os investidores e mentores, podemos citar a SierraMaya Ventures, Hanhai Investment, The Alchemist Accelerator, Band of Angels e Springboard Enterprises.

Ao longo da semana contaremos como está sendo este período por aqui. Esperamos que gostem da cobertura.