Entre as prioridades para 2012 da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que completa um ano nesta terça-feira (13), dois aspectos se sobressaem. De acordo com o suplente-representante do Grupo Fleury e integrante da câmara técnica da Associação, Wilson Shcolnik, as resoluções 275 e 267 da ANS serão trabalhadas pela entidade em prol de definições adequadas para as empresas de diagnóstico.
A normativa de nº 275, mais conhecida como programa Qualiss, dispõe de instrumento para avaliar o desempenho assistencial dos prestadores. ?Queremos contribuir na definição desses indicadores no que diz respeito aos laboratórios clínicos, de radiologia e para a área de anatomia patológica?, conta Shcolnik.
Já a RN 267 trata sobre a divulgação da Qualificação da Rede dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. Ainda de acordo com o executivo, todas as ações da Abramed, que contempla atualmente 18 instituições, são em favor do desenvolvimento do setor e melhor relacionamento com as fontes pagadoras.
A reformulação do Padrão Obrigatório para a Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), segundo o Shcolnik, deixará mais transparente os problemas relativos às glosas enfrentados pelos laboratórios.
Outra iniciativa programada para 2012 diz respeito ao estudo de uma nova terminologia internacional para a Terminologia Unificada em Saúde Suplementar (TUSS). ?Estamos estudando adaptar a terminologia Loinc, utilizada em diversos países, para o Brasil?, conta.
Tags