A Dasa Oncologia, com o apoio da Dasa Educa, realiza seu 2º Congresso Dasa de Oncologia de 15 a 17 de agosto, reunindo mais de 110 palestrantes nacionais e internacionais. O evento acontecerá no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, e as inscrições são gratuitas. 

A programação aposta em uma abordagem multidisciplinar, abrangendo não apenas o enfoque terapêutico da oncologia, mas também diagnóstico e genômica, com contribuições de patologistas, cirurgiões e outros especialistas. Além disso, uma perspectiva humanista da oncologia será destacada, com o filósofo Clóvis de Barros Filho participando da cerimônia de abertura para debater a especialidade sob uma ótica diferenciada. 

“É importante trazer também um enfoque ‘extra médico’, do ponto de vista do paciente, de como ele vivencia o contato com o especialista, mas também vive este cenário na sua casa. Queremos abrir o congresso falando do paciente e não da doença. Essa discussão filosófica está bastante alinhada com o que praticamos na Dasa Oncologia”, explica Tiago Kenji, oncologista clínico da Dasa Oncologia e presidente do Congresso. 

Entre os inúmeros temas que serão abordados estão o uso de inteligência artificial na oncologia, tecnologias 3D e metaverso na especialidade, além de discussões sobre dados de vida real em oncologia. 

Os números da segunda edição do Congresso Dasa de Oncologia já superaram os da edição passada, com mais de 2.400 inscrições – praticamente o dobro do ano passado – além de maior participação de parceiros da indústria farmacêutica e maior número de simpósios satélites. “A adesão crescente ao nosso congresso é um reconhecimento da classe médica e dos profissionais de saúde da qualidade da programação científica e dos especialistas da Dasa Oncologia e dos nossos convidados. O Congresso Dasa de Oncologia certamente se tornará uma referência no calendário da oncologia nacional”, analisa Gustavo Fernandes, Diretor Nacional da Dasa Oncologia. 

1º Prêmio Dasa Oncologia de Ligas Acadêmicas 

Nesta edição do Congresso Dasa de Oncologia, foi criado um prêmio voltado para estudantes de Medicina e ligas acadêmicas de oncologia apresentarem suas pesquisas. Serão premiadas duas categorias: trabalhos científicos e apresentação da liga e suas atividades. 

“Meu primeiro contato com a oncologia foi por meio de uma liga acadêmica. Depois, pude ser discutidor e um dos organizadores. Foi uma experiência extremamente gratificante. Espero que esse prêmio seja mais um incentivo para os acadêmicos ampliarem os horizontes na nossa especialidade”, explica Kenji. 

A programação e as inscrições para o 2º Congresso Dasa de Oncologia estão disponíveis no site da Dasa Educa.