O protagonismo da saúde filantrópica na construção de novas políticas para fortalecimento do setor será foco do 32º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que ocorrerá de 24 a 27 de abril, no Tauá Resort & Convention, em Atibaia. A Fehosp representa cerca de 275 entidades beneficentes que desenvolvem atividades na área de saúde no território paulista.   

Com mais de 50 palestras, divididas em 80 horas de programação, o encerramento tem as presenças confirmadas do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva.   

O evento é voltado aos representantes de instituições filantrópicas, como presidentes, provedores, diretores, administradores, secretários de saúde municipais, técnicos do governo de São Paulo e do Ministério da Saúde. Intitulado “Saúde Filantrópica: Assumindo papel de protagonista, construindo novas políticas”, levará aos participantes uma série de debates, cases práticos e eficientes que estimulam o trabalho em equipe e a união do setor filantrópico de saúde, além de reforçar ações criativas e soluções efetivas para a área.   

“Ser protagonista e não somente espectador dessa necessária construção de novas políticas de saúde é o nosso desafio. Iniciaremos um real projeto de construção e cabe ao setor de saúde filantrópica estar preparado para ser o grande propositor das resoluções”, ressalta o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti. “Somente com o fortalecimento das instituições filantrópicas é que o atendimento da saúde será digno e à altura das necessidades da população paulista”, completa.   

A palestra de abertura – “As políticas de saúde ainda esperando por seus protagonistas” – será ministrada por Fernando Schüler, cientista político, professor do Insper e colunista da VEJA. 

Será apresentada, ainda, uma prestação de contas do Programa Mais Santas Casas, lançado em outubro de 2021, pelo governo de São Paulo, que traz auxílio financeiro aos hospitais filantrópicos para o custeio da prestação dos serviços SUS. Outros temas abordados envolverão a CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação) e as melhores práticas para a promoção da saúde mental.   

A programação também contará com fóruns que contribuirão no aprimoramento de diversas áreas, como Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos; Gestão de Pessoas, Jurídico; Cadeia de Suprimentos (Compras, Almoxarifado e Farmácia); Governança Clínica; Hotelaria e Hospitalidade; Qualidade e Segurança do Paciente; Inovação e Tecnologia; Oncologia e Comunicação.