O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial vai reunir, entre os dias 1º e 3 de maio, em Recife, sete convidados internacionais e dezenas de especialistas brasileiros para discutir técnicas para reconstrução da face e do crânio. E os ferimentos por projéteis de armas de fogo estão entre os mais graves e preocupantes. Dentro do segmento trauma, esse tipo de lesão é a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos. Em cerca de 61% das vítimas as lesões ocorrem na cabeça e na face, com maior incidência na região da mandíbula.
“Os sequelados precisam passar por inúmeras cirurgias. São essas técnicas revolucionárias, muitas vezes desenvolvidas no País e já disponíveis na rede pública, que iremos debater durante o evento”, afirma o especialista em cirurgia buco-maxilo-facial e professor da Universidade de Pernambuco, Ricardo Holanda. O especialista aproveita para fazer um alerta: “Sempre que alguém sofrer um trauma na face provocado por armas de fogo, ao chegar no hospital, os familiares devem solicitar a presença de um cirurgião buco-maxilo-facial”.
As fraturas por projétil de arma de fogo representam estatisticamente a terceira maior causa de fraturas faciais e de crânio, no Brasil. Segundo um levantamento realizado com quase 2 mil pacientes, no Hospital da Restauração de Recife, referência no Estado, as agressões por arma de fogo correspondem a 18,71% dos traumatismos faciais. Perdem apenas para acidentes autoviários (31,83%) e agressões físicas (22,21%).
O palestrante Pedro Sales ressalta que estudos recentes confirmam que há mais mortes decorrentes de acidentes e agressões físicas com projéteis de arma de fogo no Brasil, que nos conflitos mundiais ocorridos nos últimos anos. “Somente durante a semana santa foram registradas 58 ocorrências por lesões por arma de fogo no Hospital Instituto Dr. José Frota, referência em trauma no estado do Ceará. Além da carga emocional deixada nas vítimas, familiares e comunidades, os encargos financeiros dessas lesões para a sociedade são significantes, uma vez que a vítima muitas vezes é submetida a muitas cirurgias e a um longo processo de reabilitação”, conclui Sales.
SERVIÇO
IX ENNEC – Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Data: 01 à 03 de maio de 2014
Local: Mar Hotel
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife – PE
Informações e inscrições: www.ennec2014.com.br