Obra referência dos Drs. Lee Fleisher e Michael F. Roizen traz a fisiopatologia de doenças raras e comuns, procedimentos, medicamentos e terapias alternativas para o melhor e mais seguro planejamento do perioperatório

De acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologia, a chance de um paciente saudável morrer numa cirurgia devido ao ato anestésico é de menos de uma em 200 mil casos, se um anestesiologista estiver envolvido na assistência. E as complicações anestésicas continuam diminuindo drasticamente em todo o mundo, apesar do aumento de pacientes mais idosos e com múltiplas comorbidades nos centros cirúrgicos.

Um dos principais fatores para essa constante evolução da Anestesiologia – especialidade modelo de segurança na medicina – é o plano de anestesia perioperatório, que compreende desde o momento em que é indicada a cirurgia até o retorno do paciente às suas atividades, depois da alta hospitalar.

Com o intuito de fornecer amplo e reconhecido conhecimento para a elaboração de um plano de excelência que garanta segurança máxima ao paciente antes, durante e depois das intervenções, a Elsevier lança no Brasil a 3ª edição de Essência da prática anestésica – Doenças, Procedimentos, Medicamentos e Medicina Alternativa.

Assinada por dois dos mais respeitados profissionais da área – Dr. Lee Fleisher, Diretor do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia; e Dr. Michael F. Roizen, Professor de Anestesiologia da Cleveland Clinic – a obra traz um resumo conciso da fisiopatologia, tanto das doenças raras como das doenças mais comuns encontradas no perioperatório, medicações usadas para tratar essas condições e as interações medicamentosas, procedimentos cirúrgicos, e ainda uma parte exclusiva sobre terapias alternativas, num total de mais de 600 tópicos clínicos.

O profissional também se atualiza sobre as mais recentes implicações anestésicas no caso de doenças coexistentes, e terapias alternativas e complementares como a cobertura de miopatia mitocondrial, ablação de fibrilação atrial, craniotomia com paciente acordado, neurocirurgia estereotáxica, neuroproteção e dexmedetomidina. Um dos destaques da publicação é uma grande seção sobre medicamentos à base de ervas – dada sua popularidade e uso frequente pelos pacientes cirúrgicos – e as interações com os medicamentos comuns.

Os mais de 500 renomados colaboradores do livro discorrem sobre um tópico clínico em cada página, com revisão de seus problemas, causas, comorbidades e implicações anestésicas. A cuidadosa padronização do texto agiliza as consultas às informações essenciais, direcionando o médico para os fatos e aspectos-chave de cada tema. Anestesiologistas, enfermeiros da área e residentes também têm à disposição todo o conteúdo do livro, em inglês, na plataforma multimídia online da Elsevier, a www.expert consult.com.