Na tarde desta segunda-feira (03), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, transmitiu o cargo ao seu sucessor, Alexandre Padilha. Em discurso no auditório Emílio Ribas, no edifício sede do ministério, Padilha falou sobre o cenário do setor e seus principais compromissos.
Um dos aspectos enfatizados pelo novo ministro refere-se aos gargalos existentes na relação interfederativa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos criar um novo modelo de relação entre a União, os Estados e Municípios, com compromissos únicos, sistema único e caixa único. Os contratos e metas entre os players do setor devem estar claros para todos, inclusive para a população e imprensa”, disse Padilha durante a posse.
Entre os demais desafios listados pelo médico infectologista estão: erradicação da pobreza; ampliação do acesso; criação de um indicador nacional de garantia da qualidade de acesso; aprovação da Emenda Constitucional 29, referente ao financiamento da saúde; e a formação de um fórum de discussão entre o SUS e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
“Não podemos negligenciar o papel da saúde suplementar no Brasil, que tem a tendência de crescimento. É fundamental a consolidação de uma agenda comum entre os segmentos e a busca de suas complementaridades.
Dilma x Padilha
A presidente Dilma Rousseff fez algumas recomendações especiais ao ex-diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa e atual Ministro da Saúde.
A saúde da mulher e da criança deve ser uma das prioridades de seu governo. “Dilma assumiu o compromisso da rede cegonha, que trata dos cuidados com os diversos níveis de atenção à saúde das gestantes. Além disso, a prevenção e tratamento do câncer de mama e colo uterino serão fortemente trabalhos”, explicou Padilha.
Outro pedido de Dilma para o ministro foi em relação à distribuição de medicamentos gratuitos aos hipertensos e diabéticos.
O terceiro aspecto fundamental para a saúde brasileira refere-se à implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Não devemos abandonar equipamentos já existentes, mas temos de respeitar o padrão de qualidade atual. Isso sem perder a premissa da promoção à saúde e atenção primária”, disse Padilha.
Leia mais:
Padilha e CFM têm consenso sobre necessidades na saúde
Trajetória de Padilha
Médico infectologista formado pela Unicamp, com especialização pela USP, Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004, período que foi também coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, realizado em parceria com a OPAS e o Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde. Ainda em 2004, assumiu o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde.
Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), a qual chefiou entre janeiro de 2007 e a posse como ministro.
Membro do PT, Alexandre Padilha integrou a coordenação das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (1989 e 1994) e de Dilma Roussef (2010).
Cargo Anterior:
Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Período: Início em setembro de 2009
Cargos Associados:
Secretário-Executivo do Conselho Político da Coalizão
Secretário-Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES
Formação Profissional:
Pós-Graduação: Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias – Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo
Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
Histórico:
Subchefe de Assuntos Federativos/Secretaria de Rel. Institucionais da Presidência da República
Período: Janeiro de 2007 – Setembro de 2009
Cargos Associados:
Coordenador do Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República
Coordenador do Foro Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul
Coordenaçãodo PAC e Territórios da Cidadania
Grupo de Trabalho Interministerial de Programas de Desenvolvimento Regional
Grupo de Trabalho Interministerial de Apoio a Gestão Municipal
Grupo de Trabalho Interministerial para as Regiões Metropolitanas
Coordenador do Comitê Binacional de Cooperação Descentralizada Brasil-França
Coordenador do Comitê Binacional de Cooperação Descentralizada Brasil-Itália
Subchefe-adjunto de Assuntos Federativos da Presidência da República
Período: Abril de 2006 – Janeiro de 2007
Chefe de Gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República
Período: Agosto de 2005 – Março de 2006
(Coordenando os avanços para estados e municípios)
Diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa/Ministério da Saúde
Período: Junho de 2004 – Julho de 2005
Supervisor do Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (NUMETROP/DIP-FMUSP).
Período: Julho de 2000 – 2004
Coordenador do Projeto Coartemeter/Pará/Brasil (ID: A10961 ) – Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial de Saúde
Período: Fevereiro de 2001 – 2004
Coordenador do Protocolo de Cooperação Brasil e Suriname para as Ações de Controle de Malária em Fronteira/ Ministério da Saúde do Brasil-Ministério da Saúde do Suriname- Roll Back Malária/OPAS/OMS- Reserva Indígena Mapuera/ Oriximiná/Pará
Período: Fevereiro de 2002 – Dezembro de 2003
Coordenador do Plano de Controle de Malária da Frente Etno-Ambiental Cuminapanema (Povo Zo é)/Pará – Ministério da Saúde do Brasil
Período: Setembro de 2001 – Dezembro de 2003
Supervisor técnico do Centro de Referência em Imunização/ Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/ Superintendência de Controle de Endemias ( SUCEN) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
Período: Fevereiro de 2001 – Fevereiro de 2002
Atividade de Representação:
Membro da Comissão Executiva Estadual do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo- 1993 a 1995
Membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo – 1991 a 1993
Membro da coordenação nacional das campanhas do presidente Lula (1989 e 1994)
 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.