O Michigan Health & Hospital Association (MHA) Keystone Center e a ArborMetrix anunciaram, mais cedo durante o ano, uma parceria estratégica para uso da plataforma do Arbormetrix para identificar oportunidades de redução de custo em hospitais pelo estado de Michigan.

O MHA vai utilizar sua base de dados para oferecer insights sobre a performance em métricas de readmissão e outras medidas clínicas de cuidado. A plataforma fornece análise estatística a respeito destas métricas e o objetivo é melhorar o cuidado e os custos.

“O Centers for Medicare & Medicaid Services agora considera a análise de readmissões hospitalares como uma das condições-chave para seus programas de pagamento por valor oferecido. Nós planejamos trabalhar com a ArborMetrix para analisar estas taxas para condições como pneumonia,a falência cardíaca, infarto agudo do miocárdio e outros casos, além de identificar pacientes que foram tratados em múltiplas facilidades para um cálculo mais preciso e para gerar economias em condições de alto custo. Isso vai permitir que os hospitais membros entendam o que fazer para melhorar a qualidade do cuidado de seus pacientes.”

Antes disso, eles fizeram uma parceria no setor obstétrico em que 60 hospitais no estado de Michigan tiveram dados obstétricos observados e analisados para a redução de eventos adversos e melhor segurança do paciente.

Todas estas ações da parceria nos chamam atenção para uma das coisas mais importantes e discutidas em saúde ultimamente: dados. Tais dados nos permitem ter uma visão macro das condições hospitalares e de cuidado, permitindo que insights sejam obtidos após encontrar padrões de erros e de ações.

É importante analisarmos a rotina hospitalar em um aspecto micro, nos detalhes do dia a dia, mas encontrar erros que são cometidos por uma cadeia de hospitais pode gerar novas abordagens que a típica declaração de que “todo mundo faz assim” não permite enxergar.