Recentemente saiu a lista das empresas mais inovadoras do mundo pela FastCompany. Não é muita novidade esperar que empresas como Google, Apple, Samsung, Nike e GE figurem entre as primeiras do ranking, e elas marcaram presença com muito mérito.
O que me levou a escrever essa matéria sobre cultura empreendedora e inovadora foi um vídeo institucional da GE, que vai muito além de um simples vídeo, é um manifesto da empresa sobre o tratamento dado às novas ideias.
[youtube]http://youtu.be/sfmQvc6tB1o[/youtube]
Transcrição do vídeo:
“Idéias são assustadoras
Elas chegam a esse mundo feias e bagunçadas
Ideas são assustadoras porque elas ameaçam o que já é conhecido
Elas são os inimigos naturais da maneira que as coisas são
Sim, as ideias são assustadoras..
e bagunçadas
e frágeis
Mas quando bem cuidadas
Elas se tornam algo lindo”
Somado a esse manifesto, me lembrei das últimas demandas que tivemos na empresa, para ajudar empresas a criarem uma cultura empreendedora e inovadora em suas estruturas e entre seus funcionários. Já ficamos contentes em saber que para esses gestores a inovação não é só uma palavra bonita que a maioria das grandes corporações tem em sua missão, mas sim um mindset de toda sua empresa deve ter.
Além disso, inovação sem empreendedorismo eu nunca ví. Está no DNA de qualquer empresa inovadora testar a ideia de seus funcionários, clientes e outros. Investir o mínimo possível para deixar o produto pronto para testes e assim descobrir se de fato ele muda ou não um mercado, se ele melhora ou não. Notou alguma semelhança com o empreendedorismo?
Tratar bem as ideias, não ter medo delas e cultiva-las dentro de sua empresa é apenas o começo. Como utilizei a GE como exemplo e ela está em 27º lugar no ranking desse ano, vou falar um pouco mais sobre ela e como ela desenvolve essa cultura empreendedora e inovadora, tanto “dentro de casa” quanto fora.
GE Healthcare e RockHealth
Para quem não conhece a RockHealth, estou falando de uma das mais conceituadas aceleradoras de saúde no mundo. Por ela já passaram startups como DrChrono (prontuário eletrônico para o Google Glass), Omada Health, Mango Health, CellScope e muitas outras.
Além de contar com o apoio da GE, a RockHealth conta com apoio de empresas como: Abbott (que recentemente teve uma spin-off, a AbbVie), Deloitte, Genentech (Roche americana), Qualcomm Life, UnitedHealth Group (comprou a Amil recentemente), Harvard Medical School, Kaiser Permanente, Mayo Clinic, UCSF (Universidade da Califórnia) e outras.
Veja, garanto que você conhece a maior parte das empresas acima, e grande parte delas são líderes em seus segmentos, por que será? Provavelmente porquê vivem atrás de novas ideias para melhorar seus processos, serviços e produtos.
Isso me faz lembrar uma frase que sempre falamos aqui: “Se você quer ser o líder é fácil, basta copiar o primeiro. Mas se você é o primeiro e quer se manter na frente, não tem quem copiar, deve perseguir novas ideias”
Embora essa frase seja discutível em alguns sentidos, sua essencia é verdadeira. Se você é o líder de mercado, deve buscar novas ideias para continuar à frente. Se você está atrás e quer conquistar uma liderança sustentável e saudável, pode começar a pensar em desenvolver a cultura empreendedora e inovadora da sua empresa.
GE e StartUp Health
O StartUp Health é um programa mais longo que o das aceleradoras, mas com objetivos semelhantes. De qualquer maneira, atrai muitas startups que buscam inovar na saúde.
Com isso em mente, a GE – junto com a StartUp Health – criou um programa para 15 startups, que irão ser expostas a diversos desafios da saúde, como por exemplo o de Inovações para Combate ao Câncer de Mama.
A captação de ideias
Embora ambas parcerias sejam com aceleradoras, as propostas são diferentes. Com a RockHealth a empresa fica de olho no que é desenvolvido pelas startups e se essas soluções são úteis para a empresa ou não. Já na StartUp Health o objetivo é focar as soluções em problemas trazidos pela própria empresa, mais no formato desafio.
Seja da maneira que for, esse tipo de parceria ajuda no desenvolvimento da cultura empreendedora e inovadora da empresa, já que frequentemente os funcionários da GE tem contato com empreendedores e suas novas ideias.
Mas empresas como a GE vão além para inovar, não bastam apenas essas parcerias para cultivar esse tipo de mindset. A empresa deve explorar novos canais para ter novas ideias, como é o caso recente que comentei sobre um quadro que a GE patrocína dentro de um programa de comédia nos EUA, com o objetivo de trazer ao palco as invenções de crianças americanas.
A GE também é referência pelo content marketing que trabalha, com diversos blogs e matérias altamente relevantes não só para seus clientes, mas também para as comunidades que usufruem de seus produtos.
Um desses blogs é o Txchnologist, que recomendo fortemente a quem gosta de tecnologia e inovação, seja na saúde ou não. Em sua timeline de matérias você irá encontrar diversas invenções, inovações que não deram certo, outras que deram etc. Enfim, com um canal como esse é de se esperar 2 coisas: que a empresa se posicione como uma marca inovadora (o ranking da FastCompany está ai para comprovar sucesso) e para captar ideias de seu público.
O fino trato das ideias
Agora que mostrei como empresas como a GE captam ideias e incentivam a cultura empreendedora e inovadora em suas estruturas, como posso ajudá-lo a conquistar isso? Dando ideias:
- Crie unidades especiais dentro da empresa, com contato direto à alta gestão. A hierarquia é ótima para manter a organização da empresa, mas lembre-se que ideias são desorganizadas, e devem ter um caminho curto aos decisores. (ex.: Natura, Whrilpool etc)
- Tenha um canal de comunicação aberto entre funcionários, onde todos possam contribuir com ideias, desde o faxineiro até o presidente. Além de ter o canal de comunicação, você deve ter facilitadores, pessoas que comecem as conversas, que fale sobre as ideias e converta aqueles que só criticam e fazem brincadeiras, em colaboradores.
- Vá além dos muros da empresa. Abra canais para as pessoas chegarem até sua empresa com novas ideias, crie desafios, dê prêmios, enfim, estimule a discussão e traga novas ideias para “casa”. (ex.: Tecnisa Fast Dating)
- Não tenha medo de errar, inovação é tentativa e erro, e você provavelmente vai mais errar que acertar. Evite criticar os erros, ao contrário, analise-os.
Um último exemplo sobre o posicionamento da GE é o apoio a iniciativas como essa:
[youtube]http://youtu.be/h6SzI2ZfPd4[/youtube]