Novos empreendedores precisam aprender bastante com grandes exemplos. Quando uma empresa entra no mercado, ela tem que competir com gigantes da indústria e esta competição dificilmente será fácil. Em mais uma apresentação no CASE 2014, Vinícus, CEO da Conta Azul, deu sua visão sobre como as empresas pequenas e novos empreendedores devem agir para competir com as grandes. Ele é formado em Ciências da Computação pela UDESC, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

A ContaAzul é um sistema de gestão online para micro e pequenas empresas que precisam começar a emitir notas fiscais, gerir suprimentos, vendas e todo o processo empresarial. Segundo o CEO, é necessária a mudança de postura entre as MPE’s e os novos empreendedores com as entidades financeiras, contabilidade, governo, clientes e fornecedores. Atualmente, não queremos enviar papeis para a contabilidade, criar relatórios e usar boa parte do tempo com burocracias. Queremos maior agilidade, melhor relacionamento com todos os players do setor e, assim, temos mais tempo dedicado para o negócio.

Mais de 250 mil empresas já usaram o produto, 23 mil empresas passam a usar o produto todos os meses. São mais de 15 milhões de transações financeiras, totalizando mais de 48 milhões de reais em transações que já passaram pela plataforma. Eles são reconhecidos como um dos maiores cases do modelo de Software as a Service.

Quando Vinícius veio para São Paulo, passou a trabalhar em empresas de tecnologia, mas não se sentiu à vontade nos lugares em que trabalhou. Em 2007, a ideia da Conta Azul surgiu com um dos sócios e, até 2011, eles foram conhecer o mercado e, em outubro de 2011, conheceram a 500 startups e foram a primeira empresa brasileira a ser selecionada para o processo de aceleração americano.

Em janeiro de 2012, a empresa foi lançada no mercado com os primeiros clientes e uma rodada de seed funding. Em outubro de 2012, tiveram a 3a rodada de investimento, da Ribbit Capital, em Series A. Em outubro de 2013, receberam investimento em Series B da Valar. Em 2013, terminaram o ano como uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina pela Fast Company.

Para Vinícius, um dos pontos que mais influencia neste sucesso é conhecer o cliente. Eles procuram o que ele consome, o que faz, como ele se comporta. As personas criadas pela empresa são de fundamental importância e se traduz na criação de um produto que realmente atenda a necessidade desses clientes e que seja amado por eles. Eles criaram um atendimento ao cliente personalizado, de acordo com as personas criadas. Além disso, o entendimento do cliente propicia uma estratégia de marketing digital focada e com resultados.

Precisamos entender qual a cultura certa para a empresa e, a partir disso, criar um time que seja engajado e flexível. O ambiente de trabalho deve ser transparente com divulgação de faturamento e gastos da empresa.

Dentre as lições aprendidas, Vinícius diz que a importância do sonho é imensa e citou que sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então ele prefere sonhar grande e pensar em ser a maior empresa de software do mundo.