O mundo dos wearable devices está chegando, cada vez mais, às categorias premium dos esportes. Segundo a diretora executiva do Centro de Computação Corporal da Universidade de Southern California, Dr. Leslie Saxon, a NBA está levando a sociedade para uma revolução biométrica. “É uma explosão de dados e coleção de dados.”

O impacto das empresas do Silicon Valley é enorme e, todos os dias, chegam novos equipamentos para que a NBA teste e, caso ache apropriado, ponha seus jogadores para utilizar.

O monitoramento começou com câmeras da empresa SportVU instaladas nas quadras para captura de movimentos dos jogadores, uma tecnologia originalmente desenvolvida para defesa militar em Israel. A empresa se associou a Catapult, uma startup com wearable devices associados a tecnologia de GPS que pode detectar fadiga durante a atividade física. Muitos investidores e clientes dessa segunda empresa são da NBA, como, por exemplo, o dono do Mavericks, Mark Cuban.

Os times perceberam que os resultados em quadra eram resultado das escolhas do jogador fora de quadra. Para isso, os executivos da NVA descobriram as tecnologias que podem monitorar os hábitos de sono, gravar seus movimentos físicos, acompanhar a dieta e testar o sangue.

“Nós precisamos ser capazes de ter impacto na vida desses jogadores no seu tempo privado. Não precisa ser nós contra você. Pode ser uma parceria.”, disse o Coordenador Geral do Kings, Pete D`Alessandro.

Por enquanto, estes dados não estão refletindo nas contratações, mas podemos saber que isso, certamente, será considerado daqui a alguns anos. E a atitude traz muitas críticas também: “Empregadores ditando a saúde dos seus funcionários é um conflito de interesses que não pode existir. Eu me recuso a acreditar que a proposta de monitorar alguém a longo prazo seja sua saúde. Se a proposta é predizer performance, isso não é uma proposta de saúde, mas de economia.”, disse Alan C. Milstein, um advogado que representa alguns jogadores da NBA.

Veja a opinião de Shane Battier, ex-jogador da NBA, sobre o uso de tais dados: