Você já ouviu falar em universidade corporativa? O modelo chegou ao segmento de saúde e tem promovido a formação continuada de profissionais, alavancando assim o desenvolvimento do segmento hospitalar. Ao contrário do que muitos imaginam, a implantação de uma universidade corporativa não requer um projeto grandioso, com alto investimento em equipamentos, estúdio e equipe para produção de conteúdo. Neste post você vai perceber que o seu hospital já tem tudo o que precisa para criar um grupo de multiplicadores e começar a disseminar o conhecimento.
A autora Jeanne C. Meister cita no livro Educação Corporativa alguns dos fatores que estão impulsionando o avanço da universidade corporativa. Ela destaca a mudança da hierarquia vertical para horizontal, a formação de equipes mais enxutas e flexíveis, a consolidação da economia do conhecimento e redução do prazo de validade das informações, devido às constantes mudanças. O perfil dos profissionais das novas gerações também interfere no ambiente de trabalho, fazendo com que as novas metodologias para difusão do conhecimento ganhem força.
Entenda o propósito da universidade corporativa
O segmento de saúde registra uma alta rotatividade e a cada contratação de colaboradores é preciso transmitir os processos internos e a política da organização aos profissionais recém-chegados. Mas, a produtividade e a qualidade do atendimento ao público externo poderão ser impactadas se cada setor tiver que interromper suas atividades para treinar os novos colaboradores. É muito mais simples gravar um vídeo com as informações que, além de documentar os processos, pode ser visto quantas vezes forem necessárias, em qualquer lugar e horário. Esse é o papel da universidade corporativa nos hospitais: criar e armazenar conteúdos para uso interno, proporcionando a capacitação e o desenvolvimento da equipe.
Como montar uma universidade corporativa no seu hospital?
Conhecimento e informação são os pontos mais importantes da universidade corporativa, então elabore o seu planejamento focando nisso. Depois, selecione os profissionais que irão transmitir as informações. Você pode formar um grupo de multiplicadores de conhecimento, que periodicamente podem gerar novos conteúdos. Não se preocupe tanto em relação à tecnologia, os vídeos podem ser gravados usando um smartphone, uma câmera fotográfica ou até mesmo a câmera interna de um notebook. Os vídeos produzidos podem ficar disponíveis em plataformas gratuitas como o Moodle, que é focada em e-learning, ou no próprio Vimeo, basta criar um canal privado e liberar o acesso somente para seus colaboradores.
Quais conteúdos abordar no segmento hospitalar
A universidade corporativa de um hospital pode abordar inúmeros assuntos, desde como solicitar que a operadora de saúde autorize um procedimento, a forma adequada de fazer a administração e o controle de medicamentos, até boas práticas para o controle de infecção ou temas ainda mais específicos, como nefrologia ou neuropsicologia da memória. Os relatórios de gestão costumam apresentar os principais gargalos produtivos do hospital, ofereça conteúdos para resolvê-los. Com a universidade corporativa em funcionamento, o hospital estará criando um valioso banco de informações, com fluxos de trabalho e informações relevantes para a rotina hospitalar, visando à excelência no atendimento.
Você entendeu a importância da universidade corporativa para o segmento hospitalar? As formas de consumir a informação mudaram e o segmento de saúde precisa acompanhar essas mudanças. A universidade corporativa é uma alternativa acessível para a qualificação profissional de equipes de saúde. Ao implantá-la, crie estratégias que disseminem o conhecimento e promovam o desenvolvimento profissional e institucional.
*Eng Daniel Raizer Heller, Diretor de Healthcare da Teltec Solutions