A EasyTaxi está presente em 30 países, inclusive na Coreia do Sul, país onde a entrada de empresas estrangeiras não é tão simples quanto outros. Por isso, o CEO da empresa, Tallis Gomes, deu uma palestra para novos empreendedores sobre a criação de espírito empreendedor dentro da empresa, o chamado intrapreneurship. Este é um termo usado na década de 70, em um artigo da The Economist, para dar nome a um grupo de trabalhadores que inovaram na empresa onde trabalhavam.

Inovar é preciso. Segundo Tallis, o mercado fica com quem lhe oferece mais valor e não é fiel ao que já está consolidado, frente à comodidade que inovações proporcionam. As grandes inovações acabam vindo das pequenas empresas e de novos empreendedores com uma visão fresca do mercado, por causa da burocracia e, por isso, pessoas que não são do mercado de táxi acabassem criando o maior aplicativo de táxis do mundo.

Então, como implantar inovação na sua empresa?

Contrate apenas AAA

Jorge Paulo Leeman diz que é necessário contratar apenas os melhores. Às vezes, pesamos que contratar um estagiário vai resolver o seu problema, mas, na verdade, pode ser que ele cause até mais problemas. Tallis disse que viaja de classe econômica para a Ásia, porque ele criou uma cultura na empresa de que se economiza com absolutamente tudo, menos com pessoas.

Ache um problema relevante

Após a entrada no mercado de táxi pessoal, eles perceberam que o mercado corporativo tinha grande potencial e que se tornou responsável por boa parte do faturamento. É preciso enfrentar os processos que estão instalados no mundo e pensar como cada um deles poderia se tornar mais prático, rápido e cômodo.

Invista na educação do seu funcionário

Quando a empresa criou o aplicativo para Windows Phone, não tinha benchmarking na área, nem profissionais para trabalhar na empresa. A EasyTáxi, então, investiu em um funcionário que queria aprender a plataforma e hoje ele lidera a versão para este sistema operacional.

Distribua autonomia

Bons funcionários só trabalham bem com autonomia. Um funcionário que está preso em sua função, sem tempo de se inspirar e de testar coisas novas não consegue inovar dentro da empresa, nem trazer novas ideias para os processos já instalados.

Negócios espetaculares precisam de propósito

De nada adianta não haver paixão. Para o crescimento da empresa,  os novos empreendedores e o seu time precisam ser apaixonados e ter um propósito maior. Seja este propósito virar o maior do mundo, ajudar as pessoas, tornar a vida do cliente mais fácil, mas isso deve estar muito claro na cabeça de todos os funcionários.