Antes de responder a essa pergunta, preciso abrir e responder outro questionamento: quando se é líder? A resposta é extremamente simples e direta: somos líderes quando temos seguidores. É similar a paternidade, se é pai quando se nasce o filho. Dito isto, é totalmente possível renegar a posição de pai, a de líder, ou até mesmo exercê-la de maneira medíocre. Ou seja, ser líder não significa o mesmo de exercer a liderança.
Você já se frustrou ao ser subordinado a um líder despreparado? Se você respondeu sim, você não é o único. A maioria dos líderes empresariais simplesmente não estão preparados para exercer a liderança. Como disse Napoleão Bonaparte, “um líder é um vendedor de esperança”.
Já ouviu aquele ditado popular: líder nasce pronto, ou você é ou não é. O ditado não poderia estar mais incorreto. A verdade é que a liderança precisa ser ativamente desenvolvida, e evocada, em cada indivíduo. Isso significa que precisamos estudar e praticar a competência da liderança para exercê-la com maestria.
Dito isso, agora sim, vou responder a pergunta inicial: como exercer a liderança? Uma visão pessoal é a de que a liderança é plenamente exercida quando o líder consegue cultivar e desenvolver três elementos:
1. Uma causa
Grandes líderes atraem liderados para junto de si, pois apontam para uma direção definida, seja isso um ideal a ser alcançado, um problema a ser resolvido, um inimigo em comum, ou seja, uma causa com a qual as pessoas se identificam.
Pense em ícones como Martim Luther King e Nelson Mandela. Perceba que ambos tinham uma causa nobre por detrás do movimento que lideraram e do impacto que causaram.
2. Uma personalidade atrativa
Diferente do que muitos podem imaginar, uma personalidade atrativa, no longo prazo, está inteiramente ligada a valores e forças de caráter.
Quando um líder vive por valores nobres, como liberdade, integridade, prosperidade etc., ele desenvolve uma personalidade brilhante e atraente.
3. Desenvolve liderados
Mais do que tudo, principalmente falando em líderes corporativos, desenvolver os liderados em termos de competências técnicas e comportamentais é um fator crucial.
E você? Se permita refletir: quais dos elementos precisa desenvolver em si mesmo para exercer plenamente o papel de líder?
Identificar pontos de melhoria em nossa própria competência é importantíssimo para que possamos promover mudanças significativas à nossa evolução.
O reflexo de uma liderança conduzida com maestria é claro é evidente:
– maior lucratividade por menores custos de contratação e demissão de colaboradores;
– retenção de talentos na empresa;
– vidas transformadas, pois o líder é um espelho de caráter;
Desenvolver a competência da liderança em empresários e executivos faz parte do trabalho feito em parceria com um coach executivo.
Líderes excelentes são capazes de mudar toda a trajetória de uma empresa, ou até mesmo de uma nação.
Espero que diante de tudo isso, você tenha se inspirado a se tornar um líder cada vez melhor e mais habilidoso, para que com isso, além de tracionar sua empresa ou carreira, você possa trazer esperança para as trajetórias de seus seguidores.
Sobre o autor
Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.