Novos empreendedores costumam ter dúvidas em relação ao levantamento de capital. O crowdfunding é um tipo de financiamento público feito geralmente via internet que consiste no recebimento de doações de um grande número de pessoas. Essa é uma maneira que muitos deles procuram para conseguir dinheiro para abrir um novo negócio, expandir uma empresa existente ou até buscar apoio para pesquisas.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Massolution, as plataformas de financiamento tiveram um aumento de 81% em volume de capital levantado para novos empreendedores no ano passado. Comparado com números de 2,7 bilhões de dólares alcançados em 2012, o mercado apresentou o impressionante número de 5,1 bilhões de dólares arrecadados em 2013.

Já está claro que o crowdfunding é uma maneira muito válida de financiamento para novos empreendedores, e podem ser alternativas para empréstimos bancários, subsídios governamentais e investidores. Porém, como escolher o site ideal de acordo com a sua necessidade?

Se você está procurando levantar verba para novas ideias de negócios, invenções ou outros tipos de projetos baseados em pesquisas, o mais conveniente para você seria usar sites que são baseados em recompensas.

Os sites de crowdfunding baseados em recompensas costumam oferecer uma retribuição pela doação, podendo ser ela uma conversão monetária, serviços especiais ou edições do produto sendo financiado. O doador se sente mais motivado em ajudar um produto que ele pode se tornar posteriormente usuário após seu lançamento. Entre as ferramentas que oferecem esse serviço estão o Kickstarter, o RocketHub, o FundedByMe, o Fundable e o Indiegogo.

Para os novos empreendedores, donos de startups, empresários individuais e empresas existentes lançando novos projetos, o adequado é a busca por sites baseados em débitos. Esse tipo de financiamento é feito por meio de empréstimos, que podem ser realizados por investidores sozinhos ou em grupos.

Nos crowdfundings baseados em empréstimos, o site costuma tomar para si a responsabilidade de checar o histórico de crédito dos empreendedores e arranjar a transferência de fundos. Entre algumas páginas que oferecem o financiamento por débito estão a Angels Den, a BankToTheFuture, a Fundable, a Funding Circle e a SecondMarket.

Finalmente, os sites de crowdfunding baseados em ações são ideais para novos empreendedores de startups com relações estritamente profissionais que possuem parcelas da companhia a serem compartilhadas com investidores. Com eles, partes das empresas podem ser oferecidas para os doadores em troca de financiamento. O CrowdCube, o EquityNet, o MicroVentures, o Rock the Post e o Seedrs são páginas com base nesse tipo de recompensa.

Atualmente, há diversas opções de sites de crowdfunding para novos empreendedores. Os governos de alguns países já estão criando alguns projetos de leis que regulamentam a prática. Isso quer dizer que, os tempos nunca foram melhores para quem decide abrir a própria empresa e, com o crescimento do mercado de crowdfunding, o futuro parece ainda mais promissor.