Hoje é domingo, dia de almoços familiares, longas refeições italianas com muitas sobremesas e entradinhas.
Você sabia que comer bem pode aumentar sua produtividade? E que existem alimentos que podem te ajudar a entregar mais resultados? Confira:
Aveia
Além de ser o grão com a maior proporção de fibras solúveis, ela reduz a absorção de colesterol, particularmente do LDL, o “colesterol ruim”.
A ingestão de 3g de aveia por dia reduz o LDL total em pacientes com colesterol controlado e aumentado. Em outras palavras, 3 tigelas de aveias por semana oferece fibras solúveis o suficiente e diminui o seu colesterol a ponto de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Salmão
O salmão é um peixo rico em lipídio, na realide contém quase o dobro de uma carne bovina magra. No entanto, este peixe possui altíssima quantidade de ômega 3 e 6.
O ômega 3 e 6 possuem importantes funções no corpo, dentre eles, regular pressão arterial, coagulação e na manutenção da função adequada do sistema nervoso central.
Um estudo com 15.348 pacientes, demonstrou que um grama de ingestão diária de ômega 3 reduziu significativamente o risco de doenças cardíaca e morte súbita.
Infelizmente não produzimos ômega 3 ou 6 naturalmente no nosso corpo, por isso, uma ingestão adequada na nossa dieta através de alimentos ricos nestes nutrientes são imprescindíveis para o funcionamento do corpo.
Chá
Um estudo publicado em 2013 no Jornal Americano de Nutrição Clínica mostrou que a ingestão regular de chá melhora a sua atenção e alerta, enquanto um outro estudo populacional sugeriu que ele traz melhoria na função cognitiva dos idosos.
Além disso, uma revisão sistemática demonstrou que chá verde e preto está ligado à prevenção de doenças cardíacas
Comida à base de soja
Um composto que se encontra na soja, isoflavona, está ligado à uma redução discreta mas importante para manutenção dos seus vasos sanguíneos.
Mas o maior ganho no consumo da soja está na ingestão de fibras, baixa quantidade de gorduras saturadas, além de ser uma fonte de folatos, tiamina, riboflavina, ferro, zinco e magnésio.
Vegetais e frutas
Um estudo publicado em 2012, uma meta-análise com 179.000 pacientes, mostrou que o consumo regular de vegetais e frutas reduz 7% o risco de adquirir diabetes do tipo 2.
Dentre os diferentes tipos de vegetais, o que proporciona maior efeito protetor são os que possuem folhas grandes e verdes , como espinafre, brócoli e repolho.
Um outro estudo verificou uma pequena redução no risco de diabetes tipo 2 com o consumo de 3 frutas por semana.
No entanto, os benefícios do consumo de frutas e vegetais vão muito além da redução do risco de diabetes, eles trazem melhor nutrição através de fibras e vitaminas, que tem correlacao direta com a melhoria na disposição geral e no humor.
Referências: