O Ministério da Saúde está realizando a 6ª reunião ordinária da Comissão Especial para Elaboração das Diretrizes do Plano de Carreira, Cargos e Salários do Sistema Único de Saúde (PCCS). A comissão tem como missão elaborar diretivas para nortear a criação de planos de carreiras, cargos e salários dos trabalhadores do sistema nos âmbitos federal, estadual e municipal. O ministério pretende criar uma identidade para os trabalhadores do SUS, valorizando suas carreiras e tornando-os mais motivados. A coordenação dos trabalhos da comissão é da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts). De acordo com a diretora do Degerts, Maria Helena Machado, o trabalho da comissão está embasado por um levantamento de diversos planos de cargos e salários em vigor em estados e municípios brasileiros.
A prioridade do ministério é melhorar a qualificação e consolidar o SUS com um PCCS amplo, que defina os direitos dos trabalhadores do sistema, como também as suas responsabilidades.
Além de representantes da SGTES, compõem a comissão, membros das secretarias de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, da Coordenação-Geral de Recursos Humanos, Fundação Nacional de Saúde, das agências nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Saúde Suplementar (ANS), conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A comissão tem ainda representantes dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Ciência e Tecnologia, dos trabalhadores e empregadores.
Comissão discute plano de carreira, cargo e salário no SUS
Meta do ministério é criar uma identidade para os trabalhadores do SUS, valorizando suas carreiras e tornando-os mais motivados
Tags