Está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto que autoriza o governo do estado a criar um centro cardiológico e de cirurgia cardíaca no Hospital Regional de Presidente Prudente. A matéria foi aprovada na terça-feira (22) na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
A proposta prevê a construção de um bloco com três andares e heliponto. A divisão deverá ser dotada de 20 salas de consultório para as subespecialidades, enfermaria para 80 leitos, quatro salas cirúrgicas e duas salas para cirurgias cardíacas de adultos, além de 20 leitos de UTI coronariana, salas de hemodinâmica e anfiteatro.
O projeto, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), justifica o investimento por meio de estatísticas que colocam problemas cardíacos no primeiro lugar de mortalidade no Brasil. A criação do centro cardiológico em Prudente tem como objetivo integrar os serviços oferecidos pela unidade na área de cardiologia.
O HR de Prudente é apontado como o segundo maior hospital público do Estado em atendimentos, só ficando atrás do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.