Marcelo Souccar está na Totvs há pelo menos seis anos, desde que a empresa que fundou, a BCS, especializada em sistemas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, foi adquirida. Desde então ele tem se mantido à frente da divisão de softwares para o segmento, sob o guarda-chuva da área de serviços.
Recentemente, com a saída de Nelson Pires da liderança de saúde para criar o próprio canal de distribuição (a T-Health), Souccar ganhou de presente a ambição da empresa de tornar-se referência em sistemas para hospitais e operadoras de planos de saúde. Estou na Totvs desde 2008, e desde esta época tenho contato frequente na discussão de estratégia em Saúde, que [também] liderei por oito meses, conta o executivo, deixando claro que a área não é exatamente novidade. Sempre estive próximo do Nelson.
LEIA MAIS:
– Totvs quer desbancar MV e Philips em sistemas de saúde
– Performance clínica pauta novo sistema da Totvs para Saúde
O diretor de inovação de serviços e soluções legais, conforme a nomenclatura oficial do cargo de Souccar, explica que o acumulo de lideranças é uma junção natural para acúmulo de foco dentro do segmento de serviços. Junto comigo na liderança de saúde tenho o Luciano Oliveira. (…) O foco está no segmento como sempre esteve, conta o executivo, que nos últimos anos tem se reunido com os clientes de saúde para deixar a mudança mais clara para o mercado.
A gente só fortalece o caminho, e vamos atuar nele de forma bastante forte. Vemos um futuro bastante grande na área da saúde, pondera o diretor, avaliando a atuação da empresa no segmento em 2014. Foi um ano muito bom. De forma macro a gente vê o segmento com muito boas perspectivas.
Cooperados
Um dos setores que recebe especial atenção da divisão de Saúde da Totvs é o das cooperativas médicas, as Unimeds, integrantes do mercado de saúde suplementar com características bastante peculiares, tanto regulatórias como operacionais. Para atender esses clientes em particular, a desenvolvedora de sistemas tem apostado na especialização do portfólio, possível por meio da plataforma Fluig (entenda aqui).
Estamos atuando de forma bastante clara para ter o produto dentro das Unimeds, diz Souccar, que elenca o princípio da autogestão como fundamental. Sempre foi uma das nossas estratégias. A gente aposta muito em três pilares: clínicas odontológicas, hospitais e Unimeds, onde já atuamos de forma muito forte, com soluções verticais que operam dentro do core.
Esta verticalização compreende o aumento da oferta de soluções complementares, como o prontuário eletrônico, BI, um sistema de promoção à saúde, automação de força de vendas, faturamento e pagamento de prestadores e cooperados etc. Compliance e atendimento regulatório são pontos chave apontados pelo executivo, Em 2015 estamos praticamente dobrando a capacidade produtiva para atender a nova TISS [Troca de Informação de Saúde Suplementar]. (…) Aumentamos o time que trata de legislação, que entra em 2015 bem fortalecido.
A intenção é que, em conjunto, os módulos sejam capazes de controlar todo o fluxo de administração das operadoras, desde a montagem de um novo produto até a geração de informações legais para as unidades de regulamentação.
Casos de sucesso
A Totvs está atualmente em pouco mais de 120 unidades de Unimeds no País, que juntas possuem carteira de 12 milhões de vidas.
A Unimed Araras, por exemplo, cliente da empresa desde 2011, utiliza os sistemas para gerenciar operações diárias e, utilizando Business Intelligence, transformar dados em informações de qualidade. Segundo outro cliente, o superintendente de TI da Unimed Porto Alegre, Antônio Pires, hoje 100% dos processos são atendidos por soluções da companhia, que também desenvolveu novas funcionalidades internamente.
Marcos Zago, gerente de TI da Unimed Nordeste RS, explica que, para a sua unidade, o principal resultado está relacionado ao conceito do negócio. Segundo ele, automação, evolução tecnológica e atendimento aos aspectos legais, em conjunto, permitem maior agilidade de gerenciamento e para decisões estratégicas.
As três unidades (Araras, Porto Alegre e Nordeste RS), juntas, administram mais de um milhão de vidas.