Completando 30 anos de história e contribuição para o setor de saúde, a Hospitalar atraiu mais de 80 mil visitantes ao São Paulo Expo, nos dias 23 a 26 de maio. Os números confirmam a sua posição como o maior evento de saúde da América Latina, plataforma de networking, geração de negócios e espaço para debates.
Estiveram na Hospitalar líderes governamentais, entidades de referência para todo o setor, profissionais renomados e mais de 1.000 marcas expositoras nacionais e internacionais.
A edição deste ano contou com mais de 30 eventos simultâneos, incluindo congressos, fóruns, palestras e workshops que proporcionaram uma diversidade de oportunidades de aprendizado. Ao todo, foram 300 horas de conteúdo para os participantes.
Com uma área de exposição de 100 mil metros quadrados, as empresas apresentaram suas últimas novidades e tendências para o público qualificado que visitou o pavilhão.
De acordo com Eduardo Paes de Barros, diretor do portfólio de Saúde da Informa Markets Latam, promotora e organizadora da Hospitalar, houve um crescimento significativo da visitação em relação ao ano anterior.
“A Hospitalar 2023 foi a maior edição de todos os tempos e estamos orgulhosos dos resultados. Nossa área de exposição ocupou 100% do espaço do São Paulo Expo. Além disso, o ambiente proporcionou às instituições de pequeno e médio porte a oportunidade de contato direto com os fabricantes, enquanto as maiores puderam otimizar o processo de negociação”, explica.
Congressos e Arenas de conteúdo
Ao longo da programação, foram realizados quatro congressos: o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde); o H&F – Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar); o Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina, entre outros) e o CAD (Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição).
Além dos eventos próprios da Hospitalar, a agenda ganhou ainda mais força com os organizados por importantes entidades representativas de toda a cadeia da saúde, como:
- ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde);
- ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde);
- ANBIOTEC (Associação Nacional de Biotecnologia);
- ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica);
- ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde);
- ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento);
- ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde);
- ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados);
- CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde);
- CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde);
- ICOS (Instituto Coalizão Saúde);
- IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar);
- INOVA HC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas);
- IQG (Instituto Qualisa de Gestão);
- SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde);
- SINDHOSP (Sindicato Patronal do Setor Privado da Saúde em São Paulo);
- SOBRACAM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial).
As sete arenas gratuitas distribuídas ao longo do São Paulo Expo foram outro destaque da edição comemorativa. Durante os quatro dias de evento, os visitantes acompanharam uma infinidade de conteúdos apresentados por profissionais e experts de diferentes áreas da saúde.
Entre elas estavam as arenas de Tecnologia, Facilities, Reabilitação, Indústria e Distribuidores, Atenção Domiciliar, Engenharia Clínica e Health.
O tema central da feira neste ano foi “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”. Com ele, a Hospitalar abriu espaço para discussões sobre a importância e o impacto das plataformas na melhoria dos serviços de saúde.
Premiações e reconhecimentos
Durante a Hospitalar 2023, também foram entregues prêmios para reconhecer o trabalho excepcional realizado por profissionais e instituições da área da saúde.
Uma dessas premiações foi a primeira edição do prêmio Florence Nightingale, entregue pelo Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar – Enconsad, em parceria com a Hospitalar e a Associação Brasileira de Empresas de Fisioterapia.
A premiação recebe esse nome em honra à Florence Nightingale, uma britânica reverenciada como a pioneira da enfermagem moderna. Durante a Guerra da Criméia (1853 – 1856), ela ganhou reconhecimento ao tratar os feridos com uma abordagem inovadora, demonstrando uma postura humana, uma visão de futuro e uma inspiração na arte do cuidado.
Na cerimônia, três enfermeiros que estão à frente de empresas de Home Care foram premiados, sendo eles: Sueli Noronha Kaiser, fundadora do Grupo Cene Home Care, Patrícia Palomba, diretora da Global Care, e Ronaldo Perreira, CEO do Grupo Vidas.
No encerramento do evento, a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi homenageada como Personalidade do Ano com o Prêmio Hospitalar 2023 por seu papel crucial durante a pandemia de covid-19, ao fornecer informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação.
Margareth tem alcançado reconhecimento internacional por seu trabalho, com a publicação de mais de 120 artigos em periódicos científicos tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, a médica faz parte do Grupo de Peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável pela aprovação de medicamentos essenciais, e do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial, contribuindo de forma efetiva para projetos de saúde relacionados à tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Além de suas inúmeras realizações no campo da medicina, Margareth também é escritora e recebeu em 2022 o Prêmio Jabuti na categoria de ciências pelo seu trabalho intitulado “Um Tempo para Não Esquecer – a visão da ciência no combate à pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.
E para coroar o último dia, a Informa Markets promoveu a cerimônia de entrega do Prêmio Estande Sustentável a quatro expositores e suas respectivas montadoras.
Esse reconhecimento celebrou a valorização de estandes que adotaram práticas sustentáveis, utilizando materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, além de buscar a redução do consumo de energia e a minimização de resíduos durante a montagem e desmontagem.
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) se destacou em primeiro lugar na premiação. Durante os quatro dias de evento, além de oferecer uma coleta seletiva na cozinha do estande, a associação também se preocupou em disponibilizar lixeiras separadas para o público externo.
O segundo lugar ficou com a Lumiar, que utilizou materiais reaproveitados para compor sua apresentação na Hospitalar. Além disso, a empresa possui um parque de compensação de carbono, o que contribui ainda mais para minimizar seu impacto no evento.
A fim de se aproximar do público, a Mercur optou por uma abordagem diferenciada e se comprometeu em calcular como cada pessoa atendida poderia compensar sua pegada de carbono.
Por fim, o estande da Ober também foi premiado pelo Prêmio Estande Sustentável 2023. Desde sua fundação, a empresa adota práticas sustentáveis e investe em logística reversa e compensação maciça de carbono.
A premiação faz parte do compromisso global de sustentabilidade do Grupo Informa, organizador do evento, que tem como meta reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025. Essa iniciativa reflete o empenho em promover práticas mais conscientes e responsáveis, incentivando os participantes da Hospitalar a adotarem medidas sustentáveis em suas exposições.
A edição comemorativa dos 30 anos da Hospitalar foi um marco histórico e um verdadeiro sucesso, fortalecendo ainda mais a posição do evento como referência no setor de saúde.
A edição de 2024 já está com data marcada: do dia 21 a 24 de maio, e você não pode ficar de fora! Anote em sua agenda e fique atento(a) às nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades.
A programação de conteúdos continua a todo vapor na Hospitalar HUB. Acesse durante o ano todo!