Com o objetivo de expandir a oferta de serviços aos clientes e construir um ecossistema que contemple cada vertical de atuação, o Grupo Benner, realizou, ao longo de 2022, investimentos tecnológicos de cerca R$ 16 milhões para evolução de seus produtos.
A estratégia da companhia é oferecer soluções inovadoras e desacopladas, baseadas em uma arquitetura de microserviços, para atender as demandas das áreas de saúde, RH, jurídico, logística e ERP, de maneira individual e integrada. Tudo dentro do processo de evolução de soluções para a nuvem com características de multi-inquilino (multi-tenancy) e multiplataforma.
Para alcançar estes objetivos, a estratégia passa pelo desenvolvimento de novas soluções ou startups, bem como a aquisição delas. Em 2022, a companhia anunciou dois spin offs ao mercado: a Itecsa (antiga Infomed Benner), para o setor de saúde, e a YEVO, para o mercado de recursos humanos. Em 2021, a empresa já havia lançado a Otto hx, também para o segmento de saúde, e a Extrajuris, para a vertical jurídica.
Segundo o VP de Inovação e Tecnologia da Benner, Marcelo Murilo, embora a nova estratégia esteja avançada em determinadas verticais, ela atenderá todos os setores de atuação da marca. “Essa jornada de tecnologia vai acontecer, no futuro, com todas as soluções. Apesar de estar mais evoluída com saúde e RH, acontecerá também na logística, no jurídico e em ERP”, ressalta o executivo.
No caso do RH, uma nova plataforma de atendimento ao colaborador, 100% mobile e totalmente desacoplada do sistema, vai permitir uma interação muito mais próxima dos funcionários com a área de Recursos Humanos, além de muito mais segurança no que diz respeito à infraestrutura, podendo ainda ser adotada por qualquer empresa que utilize ou não o RH Benner.
Além disso, a principal vertical de atuação da companhia, o setor de saúde que representa, atualmente, cerca de 40% do faturamento total da Benner, estimado em R$ 260 milhões para 2023, lançou em 2022 novas soluções, que podem ser utilizadas pelos clientes Benner ou qualquer operadora, integrando-se ao seu ERP.
Dentre elas, destacam-se a plataforma de negociação e registro de preços com prestadores — Contrato Digital, a nova regulação médica — e LEAN, o novo Ressarcimento SUS, entre outras. Em 2023, a divisão de saúde terá mais lançamentos contemplando as áreas da Central de Atendimento, Processamento de Contas Médicas e PTU (para Unimeds), segundo Murilo.
Benefícios do novo modelo de negócios para o mercado brasileiro
Com a nova arquitetura, além de todos as vantagens promovidas pelas soluções, a companhia consegue oferecer ao mercado mais autonomia para a transformação digital, redução de custo e de tempo com a implementação de novas tecnologias. Além disso, este modelo permite uma integração a qualquer software de mercado, seja ou não da Benner, por meio de API’s específicas, o que garante mais liberdades às empresas no que se refere às demandas pontuais de cada negócio.
Murilo exemplifica a nova estrutura e elenca as principais vantagens. “Estamos transformando nossos sistemas atuais web em uma plataforma com diversas soluções em nuvem que orbitam ao redor dele. Estas soluções são específicas, especializadas e ainda mais atualizadas tecnologicamente”, esclarece.