O grupo alemão Hartmann anunciou a compra da Bace Healthcare, empresa que já era representante exclusiva de seus produtos no Brasil. A compra ocorreu no começo deste ano e o valor da transação não foi divulgado. Com a aquisição, a multinacional alemã que fatura em torno de US$ 2,4 bilhões terá fôlego e estrutura para levar seus produtos além do eixo Rio-São Paulo, onde estão cerca de 85% dos negócios feitos pela Bace.
Quem conta é o presidente mundial da multinacional, Andreas Joehle, que em visita ao Brasil, falou um pouco mais sobre os planos da companhia.  De acordo com o ele, há um plano de expansão. ?Como player local é possível ver as reais oportunidades. Uma coisa é teoria, outra é estar no mercado e identificar as oportunidades de aquisição? afirmou.
A expansão para todo território nacional já era um desejo da Bace no Brasil. Mas por sua característica de representante, os distribuidores locais tinham certa insegurança para firmar parcerias. ?Sempre fomos vistos como uma distribuidora, então quando discutíamos projetos de expansão nacional, os distribuidores locais tinham certo receio, pois não sabiam se estas parcerias [de distribuição] continuariam?, afirmou o CEO Brasil, Ronald Lorentziadi.
Globalização
Apesar de uma história de quase 200 anos e um portfólio com cerca de 30 mil itens, sendo a maioria deles no setor de saúde, o Grupo Hartamnn tem apenas 12% de seus negócios fora da Europa. A empresa está em 34 países e junto com representantes realiza negócios num total de 86. Relatório divulgado no site da companhia, mostra que a própria Alemanha foi responsável por 33% das vendas nos primeiros nove meses de 2013 e 56% foram para países da Europa com exceção da Alemanha. A América aparece com 3% e é a lanterna atrás da divisão composta por África, Ásia e Oceania que apresenta 8%. Para se ter uma ideia, as vendas na América alcançaram 42 milhões de euros neste período, as demais estão todas com cifras acima de três dígitos.
A missão de Joehle, que está há menos de um ano na companhia e tem passagem por gigantes como a 3M, é justamente ajudar a expandir os negócios mundiais da companhia. Entre as metas estão aumentar de 12% para 25% o market share mundial.
Mesmo enfatizando o ano de integração dos negócios, o executivo deixou claro que não descarta a possibilidade de uma futura fábrica no Brasil, seja por meio de aquisições de concorrentes ou montando sua própria unidade. Isso aconteceu no último mês de outubro na Rússia, onde a companhia abriu uma unidade fabril.
História
A Bace é uma empresa familiar que está em sua terceira geração. Hoje ela é  comandada pelos irmãos Ronald e Leonard Lorentziadis, netos de seu fundador. O primeiro continuará por no mínimo 4 anos no cargo de CEO Brasil para fazer a transição e a integração com a multinacional alemã. A Bace tem cerca de 50 funcionários e a grande maioria de seus cerca de 400 clientes estão concentrados no eixo Rio-São Paulo.
A própria história da Bace Healthcare coincidentemente começa com os produtos Hartmann no Brasil. A companhia brasileira que até os anos 90 era uma empresa de comércio internacional, abriu no começo desta mesma década sua representação na área médica-hospitalar e teve a marca alemã como primeira parceira.  Depois vieram outros acordos e atualmente além do grupo alemão são representadas pela empresa as marcas Medline, Ansell, Palmedic, entre outras. O CEO Lorentziadis garantiu que a empresa continuará representando estas marcas.