A primeira edição do Simpósio Internacional de Inovação Tecnológica, promovida no último sábado (21) pelo Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas – IRCAD – filial do Hospital de Amor de Barretos, encerrou, com sucesso, seu calendário de atividades de 2019. Com mais de 100 participantes de todo o país e 10 profissionais da Holanda, Peru e Equador, especialistas do Brasil e exterior debateram sobre o desenvolvimento dos processos de criação, biodesign, inovação e tecnologia de produtos e serviços, especialmente da área médica.
Fruto do programa educacional de inovação médica, promovido gratuitamente pela primeira vez no Brasil através do Instituto, o B.E.S.T. Innovation Course, o Simpósio e o programa foram definidos pelo diretor da unidade do IRCAD de Taiwan, Dr. Wayne Shih-Wei Huang, como um catalisador, onde pessoas de diversas áreas puderam propor inovações e ainda estar em contato com pessoas da indústria mundial, acelerando assim o processo de inovação.
Com grande experiência na área, tendo passado por empresas referências como Siemens Healthineers, Canon Medical e GE Healthcare, André Grativol da Medtronic falou sobre o futuro da saúde, “ todo o trabalho que envolve a saúde precisa estar baseado em valor, para que a indústria e os profissionais entreguem os melhores resultados clínicos aos pacientes e, se possível, com o menor custo”, disse. Ao todo, 15 experts passaram pelo Simpósio.
Para o radiologista que atua em Araraquara, Thiago Augusto Neiva, o evento despertou a atenção para os problemas e soluções e destacou a união entre diversas áreas profissionais, especialmente da medicina e a engenharia, “As pessoas precisam ser realizadoras tanto nos negócios quanto em suas áreas. A realização deve ser mais exercitada”, finalizou.
O IRCAD confirmou a realização da segunda edição do Simpósio Internacional de Inovação Tecnológica, em 2020.