No dia 17 de novembro é celebrado um dia pouco conhecido no Brasil: o Novembro Azul, movimento mundial que começou na Austrália, em 1999, a fim de conscientizar os homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata. De lá para cá, países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia aderiram à campanha. O movimento vem ganhando força no Brasil desde o ano passado, mesmo não estando oficialmente no calendário do Ministério da Saúde.
A estimativa do INCA é que 60 mil novos casos da doença surjam a cada ano. O Ministério da Saúde recomenda que a prevenção contra este tipo de neoplasia comece por volta dos 50 anos. Anualmente, os homens devem fazer o teste sanguíneo do PSA e o toque retal. Em casos de suspeita, é necessário realizar uma biópsia para confirmação do tumor. Mas o grande temor dos homens ainda está em realizar o toque. A cultura masculina faz com a maioria pule essa etapa de prevenção por acharem que nunca terão nada ou que isso afetará a masculinidade, e acabam recebendo o diagnóstico tardio da doença.
Precisamos mudar essa cultura, pois um simples exame é incapaz de tirar a masculinidade de alguém. O exame do toque retal é rápido (dura no máximo 15 segundos), simples e indolor. Só ele é capaz de identificar o aumento, anomalia ou endurecimento da região. O diagnóstico precoce e o tratamento correto dão ao paciente 90% de chances de cura. Não deixe de realizar os exames preventivos, pois uma vida saudável vale muito mais que um simples exame. Pense nisso!
* Bruno Fuser é oncologista da Clínica São Carlos, no Rio de Janeiro