A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, em caráter conclusivo, proposta que controla a venda de antibióticos no País. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 6492/06, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN). A matéria segue para sanção presidencial, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.
Na prática, a proposta torna lei as regras para venda de antibióticos já impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2010: os medicamentos só podem ser vendidos com retenção de receita, obedecendo ao regime de controle sanitário especial.
Na sessão que aprovou a matéria a relatora, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), lembrou os malefícios do abuso de antibióticos, como o alastramento de bactérias resistentes, e destacou que a automedicação tem sido apontada como causa desse processo. ?O uso irracional de antimicrobianos tem sido responsável por um número crescente de intoxicações e, principalmente, pelo fenômeno da resistência bacteriana?, disse.
Câmara aprova projeto que controla venda de antibióticos
Proposta transforma em lei a necessidade de retenção da receita médica, exigência já imposta pela Anvisa desde 2010; texto segue para sanção presidencial
Tags