Em um piloto que será observado de perto por profissionais de saúde, o sistema de saúde Walgreens Take Care permite que os consumidores usem seus smartphones para agendar consultas em suas clínicas localizadas em Denver e Chicago. Para usar o novo serviço de agendamento, os pacientes devem primeiro fazer o download gratuito do app iTriage para iPhones e dispositivos Android.

Usuários já baixaram o iTriage seis milhões de vezes nos três anos em que esteve disponível, de acordo com um porta-voz da Walgreens. O aplicativo oferece recursos online para ajudar os clientes a entender os seus sintomas, assim como um diretório nacional que inclui médicos, salas de emergência, centros de cuidados urgentes e clínicas.

Take Care, a segunda maior rede de clínicas médicas nos EUA, presente em 355 lugares, começou a oferecer o agendamento de consultas online em seu site, a partir de janeiro. O site também fornece tempo estimado de espera nas clínicas, bem como informações e custo.

?Com o iTriage, os pacientes podem rapidamente ver se eles podem ser atendidos em um determinado local ou se o mesmo estiver com agenda fechada ele pode verificar uma clínica diferente?, disse Heather Helle, vice-presidente da divisão de Soluções da Walgreens Consumidor, em uma entrevista. ?Ele traz simplicidade, facilidade de acesso e um novo nível de conveniência para os pacientes.?

A rede Take Care é a primeira do setor a oferecer a funcionalidade de agendamento para telefones celulares, de acordo com Helle. O executivo observa que as clínicas concorrentes também estão listadas no diretório iTriage.

Práticas de cuidados primários, que veem clínicas como competidores, estão por trás da curva nesta área, afirma Glenn Stream, presidente da American Academy of Family Physicians. Embora alguns médicos deixem seus pacientes solicitar agendamento através de portais da Web, ele disse, que a AAFP não tem conhecimento de quaisquer práticas que permitam que os pacientes agendem compromissos por meio de telefones móveis.

Na verdade, Stream observa, os médicos de cuidados primários ainda estão desconfortáveis com a ideia de deixar os pacientes escolherem seus horários de consulta. Quando o paciente solicitar um horário, os funcionários do consultório irão decidir qual horário é mais adequado para eles.

No entanto, Stream prevê que se Take Care e outras clínicas médicas fornecerem acesso móvel para o agendamento de consultas, as práticas primárias de cuidados de saúde vão seguir o exemplo para acomodar seus pacientes. Essa conveniência oferecida pelas clínicas tem sido um dos fatores que motivam práticas familiares para oferecer agendamento no mesmo dia e para expandir seu horário de expediente.

O executivo também acredita que a medicina tradicional deve acompanhar a tendência móvel que já invadiu o país. Ele citou um aplicativo para intercâmbio de informações de saúde que envia SMS para um paciente quando ele ou ela tem uma informação nova em seu registro pessoal de saúde. ?Essa é a direção que estamos seguindo, porque as pessoas querem acesso às suas informações em um dispositivo móvel, e [querem] a capacidade de interagir com o seu médico.?

Walgreens tem sido muito pró-ativa no uso da tecnologia móvel. Por exemplo, a cadeia de farmácias permite que usuários renovem suas prescrições usando seus smartphones para passar o código de barras em suas caixas de remédios. Walgreens também envia mensagem de textos para os clientes para lembrá-los que é hora de renovar a receita, e o app iTriage permite que eles saibam quando é hora de tomar uma pílula.

?Hoje as pessoas estão conseguindo tudo online ? quer se trate de suas finanças ou sua vida social?, Helle observou. ?Agora, com esta aplicação iTriage, eles têm a capacidade de gerir a sua saúde pessoal a partir de onde quer que estejam.?