O Natal sem dúvida é aquela data muito especial que sempre desejamos passar com a família unida, todos em volta da árvore cheia de presentes e comemorar uma data que simboliza união e paz. Mas algumas vezes por situações adversas o desejo de ter pessoas queridas por perto nem sempre é possível, principalmente se o motivo for saúde, o que abala ainda mais o emocional.
Fugindo do padrão de atendimento de saúde, hoje uma clínica de cuidados paliativos e de retaguarda representa muito na recuperação e bem estar de pacientes, muitas vezes em fase terminal ou diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.
Em São Paulo, a Clínica Acallanto de cuidados paliativos e retaguarda montou uma programação de Natal, para que os familiares consigam interagir e participar de uma data tão especial para todos, e para isso participaram de oficinas de decoração para o quarto dos pacientes e da festa de natal, que será no dia 14 de Dezembro.
Para Maria Marson, mãe do paciente Márcio de 44 anos, a data é muito importante para expressar os sentimentos e poder contribuir para o bem estar dos pacientes. “Estar ao lado de quem amamos nesta data tão especial é maravilhoso, a iniciativa da clínica em introduzir os familiares como parte do tratamento do paciente é muito bom, eu quero estar na festa que a Acallanto vai promover e também quero estar no dia de Natal com meu filho”.
Para a Clínica, a possibilidade de oferecer um momento de descontração e interação entre o paciente e a família é um momento importante e mágico como o natal. “Acreditamos em celebrações. Para a Acallanto, são os ritos de passagem que dão sentido à vida, que norteiam e marcam as das trajetórias de cada pessoa. Que o Natal e passagem para 2014 sejam abençoados, repletos de prosperidade, bons momentos, muita paz e esperança para o futuro que chega”, conclui Elisangela Ribeiro, diretora da clínica.