No último mês, entrou em operação um equipamento de ressonância magnética, da GE Helthcare, na Clínica de diagnóstico por Imagem – Central de Diagnóstico Ribeirão Preto (Cedirp), localizada no interior de São Paulo.

No entanto, o diferencial é que a instituição não apenas adquiriu o aparelho como também gerenciou o modo de utilizá-lo, por meio da metodologia Lean Six Sigma – solução do pacote oferecido pela GE Healthcare, na qual se realiza um estudo de formas de eliminar erros, desperdícios e diminuir os custos.

De acordo com a clínica, com a instalação da metodologia nos processos, o tempo gasto pelo paciente dentro da instituição reduziu em mais de 10% para exames de ressonância magnética, e em 20% nas outras modalidades, como tomografia, raio-x, ultrasom, entre outros.

O plano da clínica para melhorias inclui 34 processos, do quais 22 já foram implementados e 12 estão em andamento.

No próximo ano, a Cedirp pretende fazer um novo mapeamento da clínica para identificar outros pontos para melhorar e ampliar a capacidade de atendimento.