Uma das principais reclamações do Dr. Luiz Lobo, da Clínica de Cirurgia Dor Orofacial, era a quantidade de papel que precisava lidar todos os dias em seu consultório. Preenchia diversos documentos em cada consulta e reservava uma área física no local apenas para armazenar todos os arquivos. “Algo inviável em uma época de sustentabilidade”, afirma.

A solução surgiu em 2014, quando ele conheceu os serviços da Medicina Direta, empresa especializada em serviços digitais para clínicas e consultórios. Encontrou uma parceria que construía não apenas um site adequado às normas médicas, mas que também fornecia um prontuário eletrônico com todas as funções que permitia a digitalização que ele buscava.

Com a plataforma em nuvem, toda a equipe da clínica consegue agregar as principais informações dos pacientes, como exames, histórico, receitas, fotos de cirurgias em tempo real, entre outros. É possível fazer a gestão financeira e de agendamentos. Além disso, pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à Internet, ideal nos períodos em que estiver em congressos ou eventos médicos.

“Eu costumo dizer que os serviços da Medicina Direta são pensados e idealizados para o médico e não para os programadores de tecnologia. Mesmo sem conhecimento técnico, consigo todas as informações em tempo real e de qualquer lugar”, complementa o Dr. Luiz Lobo.

Com o apoio da Medicina Direta, a Clínica de Cirurgia Dor Orofacial conseguiu reduzir em cinco minutos o tempo médio de cada consulta. Pode parecer pouco, mas um dia normal tem em torno de 20 a 25 consultas, o que ajuda a economizar praticamente uma hora em seu expediente.

Além disso, o sistema permite que ele possa ter acesso a dados fundamentais para incrementar o seu próprio trabalho. Com o cruzamento de informações, é possível ter uma visão completa dos pacientes e base empírica para desenvolver pesquisas científicas, auxiliando toda a comunidade acadêmica na área médica.

A solução da Medicina Direta é usada por todos os profissionais da Clínica de Cirurgia Dor Orofacial. Liderado pelo Dr. Luiz Fernando Lobo, chefe do serviço e da residência em cirurgia buco-maxilo-facial no Hospital Santa Paula e presidente do board da ALACIBU (Associação Latino-americana de Cirurgia Oral e Maxilo-Facial), o local conta com mais quatro profissionais de saúde e demais colaboradores administrativos.

Cada perfil tem acesso a diferentes funcionalidades do sistema por meio de senhas. Os demais médicos, por exemplo, utilizam os recursos do prontuário eletrônico. A equipe da recepção cuida dos agendamentos e demais processos administrativos, enquanto que uma secretária executiva cuida dos processos financeiros, incluindo os convênios.

Além disso, para o Dr. Luiz Lobo e sua equipe, a Medicina Direta integra um programa de benefícios oferecido pelo Hospital Santa Paula, na Zona Sul da capital paulista, a seu corpo clínico mais atuante. “Diria até que é o principal benefício por tudo o que a solução representa para minha clínica atualmente”, comenta.