A healthtech Alice, primeira gestora de saúde do Brasil, fechou uma parceria com a Tuinda Care para oferecer aos membros o kit tecnológico portátil TytoCare, que permite a realização de exames físicos remotos em qualquer lugar. O aparelho exige apenas um sinal de internet para a realização de consulta virtual síncrona, onde o médico da Alice guia o membro nos exames e vê os resultados pelo próprio app da startup. Assim, o profissional de saúde consegue direcionar melhor a pessoa sem estar frente a frente com ela, seja realizando o diagnóstico e prescrevendo a receita digital do medicamento indicado ou então, nos casos de urgência, encaminhando para o pronto-socorro. Hoje, 15% das consultas da healthtech já são complementadas com esse tipo de suporte. A expectativa é que, com a nova integração, esse número cresça, dado o aumento da usabilidade.
A empresa é a primeira do país a integrar à sua plataforma o TytoCare. “Essa integração de dados possibilita o seguimento pela equipe responsável pelo membro e o cuidado a longo prazo, ao mesmo tempo em que fornece à pessoa precisão, rapidez e comodidade em seus diagnósticos de saúde”, explica o CEO da Alice, André Florence. A healthtech opera com um modelo inovador que combina tecnologia, coordenação de cuidado feita pelo Time de Saúde e saúde baseada em resultados.
“O TytoCare possui inteligência embarcada e captura fiel das imagens e sons. É possível avaliar as estruturas do ouvido; infecção da garganta, por meio de um depressor de língua; auscultar pulmão, coração e abdômen; fazer imagens de lesões na pele; medir frequência cardíaca e a temperatura”, explica a diretora da Tuinda Care, Ana Carolina Lucchese.
O kit tecnológico pode ser utilizado no atendimento de crianças e adultos e funciona também para pacientes com doenças mais complexas, que necessitam de acompanhamento frequente – como pessoas com condições crônicas que poderão receber o aparelho para realizar monitoramento frequente. “Pacientes considerados de alta complexidade utilizam os serviços de saúde com mais frequência e o controle rotineiro das condições clínicas com TytoCare, além de ser realizado sem sair de casa, permite o diagnóstico precoce de possíveis complicações da doença ou tratamento, evitando muitas vezes o agravamento do quadro. Isso representa um serviço de mais qualidade para o paciente, podendo resultar em um desfecho clínico melhor, ao mesmo tempo em que gera economia. É uma relação em que todos ganham”, afirma Ana Carolina.
A Alice está na vanguarda da experiência de atendimentos digitais cada vez mais parecidos com os presenciais. Um exemplo disso é o Alice Agora, plataforma de atendimento digital imediato, 24 horas por dia, onde a primeira resposta ocorre em até 35 segundos. Por meio dela, os membros da startup podem ser avaliados e ter direcionamentos de saúde iniciais sem sair de casa, indo para um pronto-socorro apenas quando realmente necessário. “Na Alice, nosso foco é cuidar, seja no presencial ou no digital. É por isso que buscamos cada vez mais integrar os cuidados para fornecer a melhor experiência possível para os nossos membros. A parceria com a TytoCare é mais um passo para termos mais agilidade e assertividade nos atendimentos”, afirma Florence. Hoje, 88% das queixas de saúde dos membros são resolvidas por meio desse canal, sem que precisem sair de casa.
SOBRE TUINDA CARE
A Tuinda Care é uma startup que tem o objetivo de expandir o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. É distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional, com o propósito de conectar o médico ao seu paciente, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento. Conta com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP) como aceleradores.
SOBRE ALICE
Primeira gestora de saúde do Brasil, a Alice tem por missão tornar o mundo mais saudável. Em fevereiro de 2021, a startup realizou a maior captação em Series B para uma healthtech no país no valor de 33,3 milhões de dólares.
Lançada em 2020 por André Florence, Guilherme Azevedo e Matheus Moraes, a healthtech já recebeu 47,8 milhões de dólares de investimento desde a sua fundação dos fundos ThornTree Capital Partners, Kaszek Ventures, Canary, Maya Capital e Endeavor Catalyst.
Os membros da Alice são acompanhados por um Time de Saúde — formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas e preparadores físicos — que tem o papel de apoiá-los ao longo da vida, definindo um plano de ação mirando decisões mais saudáveis e os ajudando a navegar pela Comunidade de Saúde da healthtech (especialistas, hospitais e laboratórios).
Atualmente, essa comunidade possui nove hospitais, mais de 200 unidades de centros de diagnóstico e médicos especialistas de excelência. A Alice oferece 30 opções de planos modulares, todos registrados na ANS, e que podem ser definidos conforme a preferência de cada membro.
Os membros contam ainda com a Casa Alice, clínica proprietária da empresa desenhada para ser um espaço acolhedor, que não se parece em nada com uma tradicional.