A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai investir R$ 5 milhões para reestruturar, ainda este ano, o Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, na Bahia, informou a Agência Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor administrativo da empresa, João Bosco de Almeida, acrescentando que a idéia é transformar a unidade em referência de saúde. Ele disse que a iniciativa vai beneficiar 400 mil habitantes da região, que abrange 40 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Bosco assegurou que a Chesf está fechando convênio com o Ministério da Saúde para solucionar os problemas do hospital. A unidade foi construída em 1949, para prestar assistência médica aos empregados da empresa, na época da construção da usina de Paulo Afonso, e representa atualmente a única alternativa de tratamento de saúde para a população num raio de 250 quilômetros.
O hospital não tem os equipamentos renovados há 15 anos, está com déficit de R$ 5 milhões e encontra dificuldade para oferecer aos pacientes médicos especialistas e plantonistas.