Moyzes Damasceno, chefe do CTI do Hospital de Clínicas de Niterói (HCN), participará do IV Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva na edição de Portugal, que ocorrerá de 4 a 6 de maio, no Hotel Vila Gale Lagos, Algarve, Portugal. No dia 5 de maio, ele abordará o tema Gestão de Conflitos da UTI. O médico será o único do Rio de Janeiro a apresentar o tema em destaque da área e levar aos profissionais portugueses a experiência do Brasil e a qualidade assistencial aplicada no país.

Para ele, o congresso é uma excelente maneira de compartilhar conhecimento e trocar experiências. “Em grandes eventos como esse é possível expor as boas práticas da medicina intensiva preconizada em nosso país e promover um intercâmbio profissional com esses especialistas.”

A edição brasileira do evento, promovida pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), aconteceu no mês de março. Na ocasião, Damasceno, que, desde janeiro deste ano, faz parte da diretoria da AMIB, em uma de suas participações, palestrou sobre o tema Como Tornar Minha UTI Mais Segura?

“Preparar essa apresentação foi muito válido para uma análise atual do que temos feito no HCN. O tema instigou muitos participantes, e como foi interessante perceber que as dificuldades e as angústias são comuns entre nós, independentemente da região do país, e os portugueses”, constata Moyzes.