Com o retorno das festas e continuidade do verão é comum que muita gente decida deixar o sedentarismo de lado para iniciar uma atividade física. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Academias de Ginástica (Acad), os chamados ‘atletas de verão’ aumentam em até 30% as matrículas nas academias durante os meses mais quentes do ano. Contudo, iniciar qualquer tipo de exercício exige alguns cuidados para não colocar a saúde em risco. Por isso, especialistas recomendam que antes da matrícula na academia seja realizado um check-up.

De acordo com o bioquímico responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, os exames traçam o perfil do metabolismo de cada indivíduo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial. “O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes. O ideal é consultar um clínico geral é ele quem irá prescrever a série de exames necessários para avaliar as condições de saúde”, afirma Kozlowski, que alerta para a necessidade de estar de jejum antes da realização do check-up sanguíneo.

Segundo ele, os exames de sangue mostram a taxa de glicose no sangue, apontando a existência de diabetes e os níveis de gordura, identificados pelas taxas de colesterol e triglicerídeos, e podem sofrer alterações se algum alimento tiver sido ingerido nas últimas 8 horas.

O bioquímico lembra também que a alimentação do dia que antecede o exame deve ser normal, a mesma de todos os dias. “Uma taça de vinho no dia anterior pode alterar resultados. Porém, se o paciente toma uma taça de vinho todos os dias ele deve continuar sua rotina”, explica, lembrando que a segunda-feira não é indicada para a realização do check-up. “No final de semana os excessos com a alimentação são maiores, e irão influenciar nos resultados”. No LANAC são realizados cerca de 3000 check-ups por mês e 65% deles em mulheres.