CFOs integradores de valor fazem com que o Ebitda (lucro antes de juros, tributos, depreciações e amortizações) das companhias seja 20 vezes maior, com ações de melhoria para o departamento. O dado consta em pesquisa especial conduzida pela IBM sobre o perfil do profissional.
De acordo com o levantamento, no caso do já citado Ebitda, a diferença anual foi de 0,5% para 11,3% – gerando a melhora de 20 vezes no resultado. O rendimento, pela média ao ano, foi de 9,4% para 14% – um ganho de 49%. O retorno anual do capital investido pode ter um incremento de 30%, ao passar de 9,3% para 12,1%. É importante lembrar que os resultados refletem a média de avaliação feita com quase dois mil profissionais ao longo do ano passado.
O levantamento mostrou ainda que mais de 45% dos chefes financeiros acreditam que a suas organizações financeiras não surtem efeito nas áreas de estratégia, integração de informações e risco e de oportunidades de gestão.
Dessa forma, a integração de valor é um ponto positivo: CFOs com características do tipo, que agreguem mais do que números à companhia, passando para o lado conceitual, estão ficando à frente de seus pares.
“Essas organizações, que chamamos de Integradoras de Valores, são mais efetivas em todas as áreas avaliadas, com vantagens significativas na gestão de risco empresarial, medindo e monitorando performance dos negócios”, disseram os especialistas no documento de divulgação da pesquisa.
Eficiência
De acordo com o material, mais impressionante ainda foi o fato de que a geração de valor aprimorou o comportamento corporativo durante períodos de instabilidade. Exatamente por isso que, por meio de todas as métricas avaliadas – resumo do balanço, fluxo de caixa e mensuração de eficiência operacional – houve performance acima da média.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
“Integradores de valor se sobrepõem em duas áreas primordiais: eficiência financeira e inteligência de negócios”, continuou o estudo. Para reduzir a complexidade de suas operações financeiras, implementaram processos comuns, como padronização de dados e definições de métricas.
“Eficiência financeira fazem com que eles ganhem escala, agilidade e rapidez”, concluiu o material.