O Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução Nº 1.723/2004 criou o Centro de Pesquisa e Documentação em Saúde, Ética Médica e Bioética (CPEDOC). O CPEDOC surgiu da necessidade de informar constantemente a sociedade no que se refere à análise crítica das condições de saúde hoje existentes, com uma visão imparcial e não-governamental. O CFM poderá produzir informações capazes de instrumentalizar o trabalho político de entidades nas áreas da saúde (pública e privada), trabalho médico, ética médica e bioética.
Com a criação do CPEDOC, o Conselho poderá realizar pesquisas e estudos diagnósticos e prospectivos para o fornecimento de subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas nas áreas da saúde e educação médica; analisar e avaliar as políticas públicas, os programas e as ações governamentais nas áreas da saúde e educação médica; realizar pesquisas e estudos para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas de ética médica e bioética; disseminar informações e conhecimentos, advindos dos estudos e das pesquisas realizadas, por meio de publicações convencionais e eletrônicas e através de seminários, congressos, comissões, grupos de trabalho e outros fóruns comuns às instâncias representativas do País; estabelecer parcerias e convênios de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais.
CFM cria Centro de Pesquisa e Documentação em Saúde
Conselho poderá produzir informações capazes de instrumentalizar o trabalho político de entidades nas áreas da saúde, trabalho médico, ética médica e bioética
Tags