A briga entre os players da área de sistemas de gestão hospitalar se tornará ainda mais aquecida com a entrada da multinacional norte-americana Cerner, que promete abrir escritório no País nas próximas semanas. Durante a HIMSS 2012, evento que ocorre de 20 a 24 de fevereiro em Las Vegas (EUA), o diretor global de negócios da companhia, Mike Vesser, conversou com o Saúde Web sobre a estratégia da empresa no Brasil.
De acordo com Vesser, a Cerner quer conquistar, sobretudo, os empresas e hospitais da área privada, que possuem soluções próprias ou ainda incompletas -com parte do prontuário eletrônico ou apenas back office e sem soluções integradas em rede.
Os sistemas oferecidos pela Cerner servem desde às informações clínicas do paciente, laboratórios, saúde primária passando pela área de back office até o outsourcing para armazenamento de dados. O executivo garante que a solução é convergente com as já existentes no mercado e diz que a interoperabilidade é uma preocupação da companhia.
Um desses exemplos é o certificação pela própria HIMSS, que qualificou o Florida Hospital Flagler, que utiliza solução Cerner, como nível 7 na HIMSS Analytics EMR- uma espécie de adoção do modelo ideal para o uso dos sistemas eletrônicos.
Há dois anos estudando o setor de saúde brasileiro, a Cerner deve aquecer o nicho formado por empresas que oferecem sistemas de gestão na área de saúde. “Ainda estamos visitando e fazendo demonstrações, mas o primeiro contrato deve sair ainda este ano”, contou o executivo.
Presente em 23 países, a Cerner faturou mais de US$ 2 bilhões em 2011 e possui mais de 10 mil funcionários. Entre eles estão 1200 funcionários de saúde: enfermeiros e médicos que trabalham no serviço de apoio as soluções da empresa, como no design mais amigável para o profissional de saúde, por exemplo.
Com cases na Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania, o ingresso da empresa no Brasil expande atuação na América do Sul, pois a empresa já tem cases no Chile. O Brasil será o primeiro país de língua portuguesa a receber a solução, que ainda está em fase de tradução.
Atualizada em 27/02 às 17:06 para inclusão de informações
Cerner mira setor privado no Brasil
Disputa entre os players da área de sistemas de gestão hospitalar se tornará mais aquecida com o ingresso da multinacional norte-americana
Tags