Nesta terça-feira (10.12), o HOBrasil será, oficialmente, aberto à comunidade e ao segmento oftalmológico local, com realização dos primeiros procedimentos cirúrgicos, em Salvador. As intervenções serão feitas em três pacientes diagnosticadas com catarata, lesão ocular responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que afeta 5% da população global com idade entre 60 e 65 anos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Os clientes foram previamente triados pela equipe médica do centro cirúrgico HOBrasil, que conta com equipamentos de ponta e infraestrutura capaz de atender mais de 100 cirurgias por dia, das mais simples até as consideradas de alta complexidade.
A primeira intervenção está marcada para ocorrer às 13 horas e será realizada pelo especialista em catarata, o oftalmologista do DayHORC, Ruy Cunha. Também estão previstas, para o mesmo dia, intervenções cirúrgicas realizadas pelos médicos Ricardo Chagas, do Instituto de Olhos Freitas, e Frederico Faiçal, da Oftalmoclin. Minimamente invasiva e eficaz, as correções de catarata são rápidas e a recuperação do paciente também costuma ser breve.
O início das atividades do HOBrasil, em Salvador, representa um ganho para médicos da área e para a população, que será a maior beneficiada pela abertura do equipamento – pertencente a um dos maiores grupos do segmento na América Latina, o Grupo Opty. Para o CEO, Amaury Guerrero, a abertura de centros cirúrgicos especializados em Oftalmologia faz parte da estratégia de expansão da empresa, ampliando, assim, o acesso à saúde ocular de referência no país e colocando em prática um novo modelo de negócios bem-sucedidos na área oftalmológica.
Dentre os diferenciais do HOBrasil, estão o foco no bem-estar e segurança dos pacientes atendidos, já que o centro cirúrgico dispõe de protocolos de atendimento especializados, que atendem a 15 pilares de atenção com orientações e condutas médicas, entre eles: identificação do paciente; higienização das mãos; segurança cirúrgica; procedimentos clínicos; segurança no armazenamento e descarte de medicamentos; rastreabilidade do uso dos fármacos; comunicação efetiva entre equipe multiprofissional e também com profissionais de serviços de saúde; e auditorias de verificação de adequação. Outra novidade é que a unidade especializada estará aberta, também, para médicos externos que não dispõem de infraestrutura própria para operar.
Infraestrutura
O HOBrasil tem oito salas cirúrgicas completas com moderno parque tecnológico, 35 leitos de recuperação totalmente individualizados, além de moderna estrutura de recepção e conforto para pacientes e acompanhantes, com lanchonete, sala de estar e varanda, e mais de 60 vagas de estacionamento. O HOBrasil também contará com áreas de Conforto Médico e administrativa.
“O HOBrasil é o resultado de um planejamento arrojado e inovador na busca do atendimento de excelência das demandas de cirurgias oculares na Bahia. Um projeto totalmente pensado e desenvolvido priorizando a comodidade e a segurança do médico e do paciente. Além de toda a estrutura cirúrgica, o espaço também contará com ambiente de consultas pré-cirúrgicas com anestesista e um pós-cirúrgico moderno e confortável”, comenta o diretor da regional Nordeste do Grupo Opty, Marcello Palermo.
Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento.