O Centro Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro, que funciona no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, desde fevereiro, anunciou ter superado a marca de 100 transplantes realizados (66 de rim e 34 de fígado). As operações incluem um transplante simultâneo de rim e fígado. A meta estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde é de realizar 200 transplantes em 12 meses.
Para o coordenador do CET-RJ e vice-presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Lúcio Pacheco, o prognóstico para superação da meta no ano é positiva. Além disso, com os resultados, Pacheco considera que a qualidade das cirurgias também deu um ?salto? no estado.
Os centros transplantadores de rim e fígado do Rio de Janeiro são: Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Universitário Antônio Pedro, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Hospital Silvestre e Centro Estadual de Transplantes
Há três anos o Rio de Janeiro ocupava a lanterna no ranking nacional de doação de órgãos. Com a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2011 houve crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. No ano seguinte foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações.