Com 106 unidades e serviços, presente em 13 municípios, a organização celebra um modelo de gestão reconhecido pelas principais acreditações de qualidade
O Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) comemora 29 anos, dedicados a gerir a saúde pública de 106 unidades e serviços em 13 municípios (São Paulo, Cajamar, Campinas, Guarulhos, Itu, Francisco Morato, Embu das Artes, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Santos, Osasco, Rio de Janeiro e Maricá). Com cerca de 10 mil colaboradores, a entidade foi responsável por mais de 1,9 milhão de consultas médicas no último ano. Ao todo, foram aproximadamente 149 mil atendimentos odontológicos e 25 mil partos pelo programa Parto Seguro, em 2019.
Referência em atenção integral à saúde da mulher, o CEJAM possui o programa implantado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), com equipes multidisciplinares. Ao longo dos anos, a instituição também se tornou um importante elemento na gestão do programa saúde da família, totalizando 2,8 milhões de visitas domiciliares no último ano.
Por meio de uma gestão compartilhada com o Hospital Israelita Albert Einstein e com a Secretaria Municipal da Saúde, a organização é responsável pelo Hospital Municipal Dr. Moysés Deutesch, no M´Boi Mirim, que possui selo de excelência da ONA – Nível III, assegurando as melhores práticas médicas. A mesma acreditação também se estende a AMA Especialidades São Luiz e UBS Vila Calú. “Acreditamos que é possível ser eficiente, oferecendo uma saúde de qualidade, com protocolos e equipe altamente profissionalizada. Neste contexto de pandemia, intensifica-se a nossa responsabilidade e compromisso com os brasileiros”, pontua o CEO do CEJAM, Ademir Medina Osorio.
Além da parceria de sucesso municipal, o CEJAM passou a ser um parceiro estratégico para o Governo do Estado de São Paulo, assumindo a gestão de importantes instituições, como o Hospital Estadual de Francisco Mourato.
Com gestão profissionalizada, a entidade adotou o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que permite a integração da rede assistencial de saúde, da atenção primária ao atendimento especializado e de emergência, garantindo um histórico unificado de consultas, exames, procedimentos e medicamentos de cada usuário, além de possibilitar o controle de profissionais de saúde. Nas UBS, 100% das informações coletadas em visitas em domicílio são inseridas no PEP, que está ativo em unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM nos distritos do Capão Redondo e Jardim Ângela, com 650 mil usuários cadastrados, impactando diretamente mais de 1 milhão de pessoas.