Doenças renais são mais comuns do que parecem. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam que um em cada dez brasileiros são afetados por problemas nos rins. Como forma de prevenção, é comemorado nesta quinta-feira (13) o Dia Mundial do Rim, com o tema 1 em 10: O Rim Envelhece, Assim Como Você. E para alertar a população do Distrito Federal, a Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB) é uma das participantes da campanha, que soma forças ao movimento em ação no domingo, no Parque da Cidade, das 9h às 10h. Recentemente a CDRB foi contemplada com o Certificado de Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

“O objetivo é sensibilizar a população e incentivar a prevenção no combate à doença renal crônica”, conta o diretor-executivo da CDRB, Dr. Evandro Reis. A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Também apresenta sintomas, como: edema nos tornozelos e olhos, dor e sangue ao urinar, dor lombar, náuseas e vômitos. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, estão a presença de histórico familiar de doença renal, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade e tabagismo.

Estudos indicam que, atualmente, cerca de 10% da população adulta possui algum grau de perda de função renal. O quadro pode aumentar para até 50% em pessoas acima de 65 anos. Este dado alarmante se tornou o tema principal da campanha deste ano. “A doença não tem idade, porém, o risco para o seu aparecimento aumenta consideravelmente com o envelhecimento. Por isso, é preciso estar alerta, manter uma dieta saudável, beber água adequadamente e realizar exames de sangue anualmente”, alerta Dr. Evandro.

Medicamentos também podem causar falha renal, como anti-inflamatórios e analgésicos. A população também deve estar alerta às infecções urinárias frequentes, pois essas também são causas de disfunção renal.

Entre as opções de tratamento para a DRC, estão a mudança do estilo de vida e uso de medicamentos adequados, conservando a função dos rins. Em casos avançados, realiza-se a diálise – filtragem do sangue – ou até mesmo transplante renal, no qual o paciente recebe o rim de um doador.

O Distrito Federal é líder em transplantes de coração, córnea, fígado e rim. É a unidade da federação com maior número de doadores por milhão de pessoas, são 33 por milhão de habitantes. Anualmente, os gastos do governo com a terapia dialítica é estimado em R$ 2,2 bilhões. Dados da SBN mostram que existem em torno de 100 mil brasileiros em diálise.

Cuidados que previnem doenças renais:

– Mantenha-se hidratado. Beba o equivalente a oito copos de água ao logo do dia. O cuidado deve ser redobrado nos períodos de calor intenso, baixa umidade, e na prática de exercícios físicos.

– Anualmente, realize um exame simples de urina.

– Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.

– Meça a pressão arterial de duas a três vezes ao ano (principalmente após os 30 anos).

– Mantenha atividades físicas regularmente.

– Se atente ao seu peso corporal, mantenha-o adequado.

– Faça exames de sangue para verificar as taxas de ureia, creatina, glicose, ácido úrico, colesterol e triglicerídeos.

– Realize avaliação prostática após os 45 anos de idade.

– Procure um nefrologista ao sentir desconforto ao urinar, mudança na cor da urina, dor lombar, fraqueza, desânimo, náuseas e vômitos matinais.

SERVIÇO:

Clínica de Doenças Renais de Brasília

Endereços e contatos:

• SEP/Sul 710/910 Ed. Vital Brasília Lote A Sala 1 (térreo e subsolo), Brasília-DF CEP 70.390-108 Tel.: (61) 2109 0404

• SHLS 716 Bloco L Centro Clínico Sul Torre 1 Sala 11, Brasília-DF CEP 70.390-700 Tel.: (61) 3345 2650

• SHLS 716 Bloco C Hospital Santa Lúcia, Brasília-DF Tel.: (61) 3345-0258

Site: www.cdrb.com.br