O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA)  foi aceita para integrar a Federação de Acreditação da Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde (ISQua, na sigla em inglês), ao lado da  Joint Commission International (JCI).

A ISQua é uma associação independente, sem fins lucrativos, que tem o objetivo contribuir para qualidade e  segurança no cuidado em saúde em todo o mundo. Até o ano passado, a instituição já havia acreditado 19 organizações, 35 conjuntos de normas e oito programas de treinamento supervisionado. A Federação reúne representantes dos setores de acreditação em saúde e avaliação externa para estabelecer parâmetros de qualidade para todo o mundo.

A superintendente  do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, revela que a próxima meta da instituição que comanda é receber a acreditação da ISQua: A certificação garante que os padrões preconizados pelo CBA, assim como os processos utilizados para avaliação das organizações de saúde, atendem a critérios internacionais estabelecidos em consenso pelos membros da ISQua. Ela adianta que o CBA já está se preparando para essa conquista. A expectativa é que recebamos a acreditação até o fim de 2012 ou início de 2013, planeja.

Maria Manuela lembra ainda que o CBA negociou com a ISQua uma edição no Brasil da Conferência Internacional da ISQua em 2014.