Muitas pessoas acreditam que catarata é doença de idoso. Porém, essa patologia atinge, também, as crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade é uma das principais causas de cegueira infantil tratável.
O Dr. Tiago Ribeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que a catarata infantil pode se desenvolver durante a gestação (congênita) ou ser adquirida devido a fatores externos. “A causa pode ser um defeito no desenvolvimento do cristalino, alguma doença no metabolismo da criança ou infecções adquiridas na gestação. Pancadas e/ou perfurações nos olhos também podem causar o aparecimento da patologia.”
O médico ressalta que o principal exame para diagnosticar a catarata em crianças é o teste do olhinho nas primeiras horas de vida do bebê. “Este exame deve ser feito ainda na maternidade. É sempre válido destacar que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratar e minimizar os danos à visão”, alerta.
Apesar de ser mais comum no início da vida do bebê, a doença também pode aparecer na infância. Por isso, é recomendada, além da avaliação após o nascimento, uma consulta com um oftalmologista aos seis meses de idade.
O tratamento depende de fatores como a gravidade e localização da catarata. “Em alguns casos, a criança deve ser operada ainda no primeiro mês de vida. Em outros, não há necessidade de cirurgia, apenas acompanhamento e estímulo do desenvolvimento visual”, conclui Dr. Tiago Ribeiro.