Casa de Saúde Saint Roman registra aumento de internações durante a pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 12% da população mundial necessitam de cuidados em saúde mental. Entre estes, mais de 23 milhões são brasileiros. A OMS ainda aponta que a depressão será a doença mais incapacitante do mundo no próximo ano.

Diante da pandemia de Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por mais que se tenha conhecimento sobre a importância de isolamento neste momento, a ansiedade pode aumentar, principalmente naquelas pessoas que já possuem algum grau de funcionamento ansioso. Outro impacto importante é o aparecimento de sintomas depressivos. É importante ressaltar que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. segundo dados da OMS.

Por conta deste cenário atual, a Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), clínica carioca referência há 50 anos para o tratamento de transtorno mental e dependência química, registrou no primeiro mês do isolamento aumento do número de internações, indicando que a pandemia vem afetando enormemente a saúde mental das pessoas.

Segundo o Diretor Alexandre Ratto, apesar dos dados indicarem um cenário preocupante para a saúde mental, vemos uma evolução no debate sobre essas questões. E a pandemia que vivemos hoje e o forçado isolamento social só vão confirmar que a saúde mental vem se tornando tema de grande importância”, ressalta.

Ciente do trabalho e compromisso com seus clientes e seguindo normas do Ministério da Saúde, a CSSR implantou algumas formas de atendimento online, com o uso da telemedicina na psiquiatria e psicologia para os pacientes e familiares nesse período de isolamento. Também irá ampliar esse atendimento para os pacientes do Hospital Dia e CITRAD (Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos), que é voltado aos dependentes químicos.

“Com a pandemia e isolamento a previsão é que muitas pessoas sejam acometidas com algum grau de distúrbio emocional nos próximos meses e venha precisar de ajudas psicológica e psiquiátrica de forma mais intensa, seja por conta de um TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático), problemas por pressões profissional, econômica e social. Enfim, temos que estar preparados para um outro tipo de paciente/cliente também no período pós pandemia. Este é o nosso desafio em 2020”, destaca Luciano Ratto, Diretor de Recursos Humanos.

Desempenho

Em 2019, a Casa de Saúde Saint Roman registrou 6.046 atendimentos (ambulatórios, pronto-atendimento e Hospital Dia), o que representa um aumento de 15,5% em relação ao ano passado. No tocante às internações ficou dentro da média de 2018, tendo sido registrados o total de 952 internações.

Esses números refletem o investimento do hospital em 2019 na sua gestão e cuidados com o cliente, priorizando um atendimento de maior qualidade e excelência. Compromissos esses que serão intensificados em 2020.

Sobre a Saint Roman

A Clínica foi fundada pelo psiquiatra Licínio Ratto em 1969, que na época, optou por realizar um trabalho diferenciado com equipe multidisciplinar. Conta com 90 leitos, serviço de internação, Hospital Dia (Espaço Conviver), consultórios, pronto atendimento, Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos (CITRAD) e um Centro de Estudos.

Continua sob administração familiar: Licinio Ratto e seus três filhos: Alexandre Ratto, Marcello Ratto e Luciano Ratto.

Estrutura

A Saint Roman possui uma estrutura de atendimento formada por equipe de médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares psiquiátricos e profissionais de apoio, que atuam com esta missão. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24h e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas.

Serviços

A Clínica disponibiliza serviços de consultórios, Hospital Dia (Espaço Conviver), Pronto-Atendimento e Internação.