Em 8 de Abril é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, só em 2014, o Brasil deve registrar 576.580 novos casos da doença. A previsão é que o tumor de pele não melanoma, o mais frequente na população feminina e masculina, atinja 182 mil pessoas neste ano, equivalente a 31,5% do total. Depois deste, o que mais acomete homens é o câncer de próstata, que responde por mais de um terço da incidência neste público.

Para alertar a população, pacientes e familiares sobre a doença, o Instituto Lado a Lado pela Vida acaba de lançar o primeiro volume da série “Diálogos”. Os “Diálogos da Próstata” trazem informações objetivas sobre prevenção, tratamento e aspectos gerais do câncer de próstata. O material é um guia que aborda os direitos do paciente, aspectos da vida profissional, orientações sobre nutrição, exercícios físicos, cuidados paliativos, entre outros temas.

“Queremos esclarecer dúvidas, falar sobre prevenção, tratamentos e avanços da medicina, sem esquecer os desafios, medos e conquistas da família e do paciente”, afirma a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira. Ela destaca as ações já realizadas pelo Instituto com relação ao alerta para a saúde do homem, como o movimento Novembro Azul. “Em 2013, pintamos o Brasil de azul. Pontos turísticos do País, como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, aderiram à campanha. Mas sabemos que o homem não se resume à próstata”, diz.

Cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil neste ano. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Além disso, a etnia e a história familiar da doença também devem ser consideradas. Outro fator importante é a dieta. A obesidade também é apontada no aumento do risco de desenvolver a doença.

A cartilha será distribuída em ações que o Instituto fará em todo o País e está também disponível para download na internet, no endereço http://www.ladoaladopelavida.org.br/instituto/sobre/nossas-publicacoes

Ainda este ano, serão lançados os volumes “Diálogos do Coração” e “Diálogos da Mama”.