No próximo dia 25 de abril, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) altera sua rotina de cursos e eventos voltados para profissionais da saúde, para receber juízes, promotores, procuradores, advogados e gestores do direito. Em parceria com o Ministério da Saúde, o Centro Cochrane do Brasil e representantes de entidades das áreas da Saúde e do Direito do país, a instituição iniciará o III Curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências.
O curso busca oferecer conceitos e conhecimentos da área de saúde que reduzam incertezas nas tomadas de decisão pelos operadores do direito, envolvendo medicamentos, terapias ou procedimentos médicos. O programa de toda a capacitação está baseado nas melhores evidências clínicas existentes na literatura médico-científica, expostas de maneira didática, problematizada e com linguagem adequada aos profissionais do direito.
“Queremos oferecer as informações que auxiliem o Judiciário no cumprimento dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal, que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever o Estado. Mas, ao mesmo tempo, dar os subsídios para que esses profissionais possam garantir, em suas decisões, a real efetividade dos tratamentos e a sustentabilidade de todo o sistema de público de saúde”, afirma Roberto de Queiroz Padilha, Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e também um dos coordenadores.
O Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências para a área do Direito tem duração de nove meses e será oferecido por videoconferência e videostreaming, em nível nacional, com aulas semanais de duas horas de duração. Os alunos matriculados terão acompanhamento diário nas suas atividades de estudo e aprendizado, por tutores do Centro Cochrane do Brasil.
A coordenação é dos Profs.Drs. Roberto de Queiroz Padilha, Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde; e do Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah, Professor Titular das disciplinas de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica da UNIFESP e diretor do Centro Cochrane do Brasil.
A terceira edição do curso contará com 149 participantes. Desde 2011, mais de 500 profissionais da área jurídica participaram desta capacitação.