A Vigilância Sanitária de Campinas (SP) recomendou hoje (29) que todos os hospitais e clínicas da cidade suspendam temporariamente os exames de ressonância magnética e de tomografia que são feitos com contraste. A orientação foi dada depois que três pessoas morreram ontem (28) à noite após fazerem esses exames no hospital particular Vera Cruz. O pedido não inclui casos emergenciais, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
As mortes foram confirmadas pelo próprio hospital Vera Cruz, mas não foram informados o sexo e a idade das vítimas. A assessoria de imprensa declarou que técnicos da Vigilância Sanitária e do Instituto Médico-Legal estiveram no local, que permanece fechado. De acordo com a unidade de saúde, o exame de ressonância magnética é feito por uma empresa terceirizada. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os exames só retornem depois de esclarecidas as mortes.
De acordo com o site do Hospital Vera Cruz, a instituição aguarda o laudo do IML e Vigilância Sanitária de Campinas, que já foram acionados. “Outrossim, lamentamos o ocorrido e estamos colaborando integralmente com os órgãos competentes”.