Com apoio do Hospital Vera Cruz e da indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim, a iniciativa apresenta um vídeo veiculado nas principais emissoras de TV aberta e a cabo do Estado e vai instruir a população para a rápida identificação dos primeiros sinais e sintomas da doença
Está no ar até o dia 29 de outubro a campanha SOS AVC para incentivar o rápido reconhecimento dos primeiros sinais e sintomas do acidente vascular cerebral (AVC). “É muito importante conscientizar a população sobre o AVC que é a principal causa de morte no Brasil, com 100 mil vítimas todos os anos. Quanto mais rápido for feito o atendimento médico, maiores são as chances de recuperação do paciente”, destaca o Dr. Gustavo Daher, coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital Vera Cruz e incentivador do projeto.
A campanha foi desenvolvida com base na identificação dos sinais e sintomas do acidente vascular cerebral para a população em geral. O método FAST – Face, Arm, Speech and Test (Face, Braço, Fala e Teste), como o nome já diz, dá orientações básicas do AVC: dar um sorriso, esticar os braços em ângulo reto e falar uma frase, ou ainda pedir à pessoa que faça esses três movimentos. Se ao sorrir, a boca entortar; se ao esticar os braços, um deles cair ou estiver sem força, e se a fala estiver enrolada, há grande probabilidade de o indivíduo estar apresentando um quadro de AVC. Mesmo com apenas um dos três sinais, as chances já são elevadas. Diante da suspeita, deve-se acionar imediatamente o serviço de ambulância.
Segundo dados da Organização Mundial de AVC, a cada seis segundos, independentemente da idade, sexo, cor ou condição social, alguém em algum lugar do mundo morre da doença. De acordo com estatísticas do DATASUS, foram mais de 10 mil mortes no Estado de Minas Gerais em 2011. No Brasil, o AVC é a principal causa de incapacidade funcional adquirida. Cerca de 70% das pessoas que têm o AVC não voltam a trabalhar, sendo o maior responsável por aposentadoria precoce. Por isso a urgência em lançar iniciativas que façam esse alerta. Em Minas Gerais, essa é a primeira vez que é realizada uma campanha de mídia de tal abrangência, que oriente a sociedade em relação à identificação dos primeiros sinais de ocorrência do acidente vascular cerebral.
“Para modificar este cenário são necessárias campanhas de saúde para o esclarecimento da população, como a que iniciaremos agora”, ressalta o especialista. Desta maneira, a população saberá quando buscar o atendimento médico de maneira rápida, aumentando as chances de recuperação e minimizando as sequelas causadas pelos danos do AVC. Dessa forma, teremos maior sucesso na assistência ao paciente com AVC”, acrescenta.
A campanha, que tem o apoio do hospital Vera Cruz e da indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim, será exibida até 29 de outubro, Dia Mundial de Combate ao AVC, e terá veiculação nos principais canais de TV aberta e a cabo. O filme mostra os sinais e sintomas do AVC por meio de post-its que sinalizam a boca torta, a dificuldade de falar e a perda de força em um dos braços. Para mais informações, acesse: www.sosavc.com.br.
Conheça os principais sinais e sintomas do AVC
1. Face – boca torta
2. Força – Falta de força no braço
3. Fala – Dificuldade ao falar
Ao primeiro sinal, ligue imediatamente para o SAMU – 192.