Hoje em dia, até 75% dos casos de câncer infantil podem ser tratados com sucesso. Mas, para isso, é importante que o diagnóstico seja feito logo no início, quando surgirem os primeiros sintomas da doença, e que a criança receba tratamento adequado. Essa é a mensagem principal da campanha do ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil que está sendo veiculada na televisão, por meio de um filme de 30 segundos estrelado por Samuel Rosa, vocalista do Skank.

O objetivo da campanha é transmitir esperança e, principalmente, alertar os pais para a importância que o diagnóstico precoce tem na cura do câncer infantil. “Muitas vezes a primeira coisa que o câncer infantil derruba é a nossa esperança”, diz Samuel Rosa, no início do filme. “Mas não deveria ser assim…”, acrescenta. Depois de afirmar que é possível curar a doença, Samuel mostra vários exemplos de crianças que tiveram sucesso no tratamento – cujas imagens vão aparecendo na tela da TV.

O ITACI é um hospital público ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Inaugurado em 2002, o ITACI oferece atendimento adequado e de qualidade aos seus pacientes – crianças e jovens de até 19 anos de idade. A maioria desses atendimentos (90% a 95%) é realizada por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2013, o ITACI realizou 17.539 consultas médicas e 26 transplantes de medula óssea.

O vídeo da campanha pode ser viso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aHQGlHWEfk8