Fraturas no crânio e ossos do rosto provocadas pelos acidentes de trânsito atingem 30 mil brasileiros todos os anos. Só em Pernambuco, 3774 motociclistas foram internados em 2013, uma média de 10 por dia
O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial vai promover, no dia 1º de maio, na Praia de Boa Viagem, em Recife, a Campanha de Prevenção e Combate ao Trauma de Face. Profissionais e acadêmicos vão distribuir folders e informar as pessoas sobre como prevenir fraturas no crânio e ossos do rosto, que atingem 30 mil brasileiros todos os anos. O uso adequado do capacete, por exemplo, diminuiria em 72% o risco e a gravidade das lesões.
Segundo dados do Ministério da Saúde, só no estado de Pernambuco, 10 motociclistas são internados por dia vítimas de acidentes, com uma média de permanência de 4,1 dias. Em 2013 foram registradas 3774 internações. 14% a mais do que o número registrado no ano anterior.
“Os acidentes automobilístico e motociclístico configuram a maior causa de traumas de face. Precisamos conscientizar a população para o uso adequado do capacete e para outros cuidados na condução de veículos. Uma sociedade mais consciente e responsável diminui a incidência de lesões e mortes. O que também repercutirá economicamente, já que haverá menos pessoas afastadas de suas atividades laborais”, afirma Gabriela Granja Porto, uma das organizadoras da campanha.
No Brasil, cerca de 10 mil motociclistas morrem todos os anos em acidentes no trânsito e 500 mil pessoas sofrem ferimentos, muitos deles na face, pela utilização inadequada de capacetes. Cair de um moto a 72 km por hora corresponde à queda do sexto andar de um prédio.
A Campanha é uma iniciativa da Comissão Organizadora do IX ENNEC – Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – que vai acontecer entre os dias 1º e 3 de maio no Mar Hotel em Recife – Pernambuco.
SERVIÇO
Campanha de Prevenção e Combate ao Trauma de Face
Data: 01 de maio de 2014
Horário: das 10h às 14h
Locais: Pracinha de Boa Viagem e Praia de Boa Viagem
Parceiros: Universidade de Pernambuco, Hospital de Restauração, Hospital Getúlio Vargas e Hospital Regional do Agreste