Mesmo com o fim da Copa do  Mundo para o Brasil, continuamos contando sobre os sistemas de saúde de todos os países da Copa do Mundo para conhecermos um pouco mais sobre as realidades existentes em diversos outros países. O país de hoje é a República dos Camarões.

A República dos Camarões é um país da África Central com um governo em formato de República Parlamentarista, estimulou como meta se tornar uma economia emergente no ano de 2035 e, para isso, o país tem necessidade de priorizar acesso à saúde para a população mais carente se quiser crescer solidamente.

A proporção de médicos por habitantes, em Camarões, é de 1.9 a cada 1000 habitantes e, apesar de ser pouco, ainda é o dobro do proposto pela Organização Mundial da Saúde para os sistemas de saúde mundiais. As estatísticas acompanham este baixo número de profissionais, sendo que o país tem diminuído sua expectativa de vida, tem mantido uma alta taxa de mortalidade infantil e tem índices ruins para a saúde geral da população.

Em relação a sistemas de saúde europeus, americanos ou de outros continentes, o gasto camaronês com saúde é extremamente baixo, cerca de US$61 per capita, mas o país tem o segundo maior gasto per capita da África Subsariana, perdendo apenas para a África do Sul. Desses US$61, o governo financia apenas 17, 8% deste valor vem de ajuda internacional e todo o restante é coberto pela população.

A desigualdade social e disparidade entre a qualidade dos serviços oferecidos de saúde é bastante grande e aqueles que podem pagar out-of-the-pocket têm acesso de qualidade, enquanto o restante da população enfrenta dificuldade de acesso, altos custos para o que eles recebem e necessidade de ajuda filantrópica (nacional e internacional) para conseguir atendimento.

  1. Um notário público autentica o pedido para que o banco abra uma nova conta para a empresa: É necessário um dia e não há custos.
  2. Deposite o capital inicial em um banco e obtenha o recibo: O procedimento dura um dia e não há custos envolvidos.
  3. Faça a ata de fundação e autentique em um notário. Dois dias são necessários e o custo é de 2% do capital com limites definidos por categoria da empresa.
  4. Os documentos de registro são preenchidos e autenticados pelo tabelião de notas; Oito dias são necessários e o custo é de XAF 41,500.
  5. Publique a ata de fundação na Tribuna de Camarões: O procedimento dura 3 didas e o custo é de XAF 57000.

Não encontramos startups de saúde de Camarões. Você conhece alguma? Deixe aqui nos comentários.